Hoje nós vamos te mostrar um pouco das belezas da favela Santa Marta e te levar para explorar a laje do Michael do Jackson. Com aproximadamente 70 anos, a favela Santa Marta fica numa localização geográfica privilegiada: no morro Dona Marta, aos pés do Cristo Redentor, entre os bairros de Botafogo e Laranjeiras.

Primeira comunidade pacificada com a implementação da UPP no final de dezembro de 2008, o turismo na favela Santa Marta vem crescendo muito desde então. Cenário de clipes musicais, filmes e livros, a comunidade tem recebido vários projetos sociais e artísticos bem interessantes que tem ajudado a enriquecer o passeio pelas quebradas da favela.

Vista da Laje do Michael Jackson
Vista da Laje do Michael Jackson

Leia Também:
– Favela do VIdigal: Trilha do Morro Dois Irmãos
– Tudo sobre o  Mirante Dona Marta
– 7 Melhores Mirantes par Preguiçosos no Rio de Janeiro

Como chegar:

A entrada da favela Santa Marta se faz pela rua São Clemente na altura do número 307, a 10 minutos da estação do metrô de Botafogo. Ante da ladeira tem uma praça com um quiosque de informações turísticas onde é possível tirar dúvidas ou mesmo contratar guias locais.

O passeio com o guia local é mais rico em cultura, além de ser cheio de histórias e informações do local. Mas não é obrigatório a contratação do guia, a comunidade atualmente está bem acostumada com turistas entrando e saindo, estando sempre atenciosos a lhe ajudar e tirar dúvidas.

Praça na Entrada da Favela Santa Marta
Praça na Entrada da Favela Santa Marta
Entrada da Favela Santa Marta
Entrada da Favela Santa Marta

+ Fotos da Favela Santa Marta.

Para se acessar o topo da Favela Santa Marta há três maneiras: caminhando por entre suas vielas (tem que ter muita disposição); de táxi (até um certo ponto); ou no plano inclinado. Inaugurado em 2008, os carros do plano inclinado percorrem toda a extensão da favela Santa Marta sobre trilhos. São 5 estações num sistema de duas vias, sendo o primeiro trecho compreendido pelas estações 1, 2 e 3 e o segundo as estações 4 e 5.

O ponto de partida é na estação 1 e seu acesso é gratuito. A estação 2 leva a sede do grupo Costurando Ideias, um ateliê que oferece roupas e acessórios produzidos pelos próprios moradores. A baldeação entre as linhas é feita na estação 3. O próximo carro vai até a estação 4 que dá acesso a laje do Michael Jackson e até a estação 5 que leva a UPP da favela Santa Marta. O trajeto total possui 340 metros e dura 10 minutos da estação 1 a 5.

Laje do Michael Jackson

A grande reviravolta na história da favela Santa Marta aconteceu em 1996. A visita do astro pop Michael Jackson que utilizou o local como cenário do clipe da música “They Don’t Care About Us”, fez a comunidade ganhar projeção internacional e ser lembrada por outros motivos além do tráfico e da pobreza.

Em 2010, a laje com visual panorâmico da Zona Sul do Rio de Janeiro onde foi gravado parte do clipe do Michael Jackson, recebeu, em sua homenagem, uma estátua de bronze assinada pelo cartunista Ique e um painel de mosaico de pastilhas criado por Romero Brito.

O local atualmente abriga festas, almoços e eventos culturais, e é um dos pontos mais visitados da favela Santa Marta. Uma ótima dica é o evento Pôr do Santa, uma bela roda de samba que acontece todo primeiro sábado do mês na Lage do Michael Jackson.

Laje do Michael Jackson
Laje do Michael Jackson
Painel na Laje do Michael Jackson
Painel na Laje do Michael Jackson
Laje do Michael Jackson
Laje do Michael Jackson

Onde comer:

Se bater aquela fome, o bar do Assis fica em frente a laje do Michael Jackson e é uma boa opção para quem deseja beber uma cerveja gelada e comer uns petiscos enquanto aprecia o visual. Já para quem busca uma opção de almoço, o bar do Zequinha tem a melhor refeição da favela Santa Marta. Com uma ótima comida caseira e ainda por cima bem barata, o bar fica localizado um pouco abaixo da saída da estação 3 do plano inclinado.

Outras Atrações:

A favela Santa Marta conta com várias outras atrações e projetos que tornam o tour pela comunidade um passeio bem cultural. Outros pontos interessantes são: a Casa de Cultura Dedê, onde funciona uma escola de música da ONG Atitude Social; o Mirante do Pedrão, um dos melhores visuais da Favela Santa Marta localizado um pouco depois da UPP da comunidade; e o Mirante Dona Marta, uma das melhores vistas da cidade do Rio de Janeiro, o mirante que fica no topo do morro, tem um de seus acessos a partir de uma trilha que sai da favela Santa Marta.

Para um tour mais completo na comunidade contrate um guia local. O mais famoso é o Thiago Firmino, mas na entrada da favela Santa Marta é possível contratar outros guias.

+ Fotos da Favela Santa Marta.

Curtiu o post?

Então segue a gente no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais para te passar!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

2 Comments

Deixe seu comentário: