Quer conhecer uma das praias mais bonitas da Bahia? Então vem com a gente, que hoje iremos te levar para conhecer mais um paraíso baiano. Depois de termos desfrutado experiências incríveis em Caraíva, resolvemos ir conhecer a Praia do Espelho, uma das mais encantadoras da Bahia e do Brasil. Uma praia exótica e privilegiada pela natureza que reúne em um só lugar um mar esverdeado onde se formam belas piscinas naturais, gigantes falésias brancas e avermelhadas, vários riozinhos e belíssimos coqueirais. Um cenário cinematográfico!

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia
Rio na Praia do Espelho
Um dos rios
Falésia Praia do Espelho
Falésia

Leia Mais:
– Todas as Dicas para Você Conhecer Caraíva
– Tudo sobre a Ponta de Corumbau-BA
– 5 Lindas Praias de Itacaré

Como Chegar:

Escondida no povoado de Curuípe entre Caraíva e Trancoso, a Praia do Espelho tem o acesso bastante precário. Para se chegar a praia há três opções. A primeira é para quem tem muita disposição de caminhar por cerca de 9 km nas areias de Caraíva, passando pela praia do Satu até chegar a Praia do Espelho. Quem se aventura na caminhada garante que o caminho é magnífico, mas é preciso levar água e comida, só há uma vendinha no caminho. Quando a maré esta baixa também é possível fazer esse trajeto de bicicleta

O segundo meio é a através de passeios de barcos que podem ser contratados na vila de Caraíva. Além de te levarem a Praia do Espelho, esses passeios também te levam para conhecer Trancoso e Corumbau, dependendo da sua disponibilidade.

Praia do Espelho vista de cima de uma falésia
Caminho Caraíva – Praia do Espelho visto de cima de uma Falésia

Nós escolhemos a terceira opção. Cruzamos o Rio-Caraíva de canoa, pegamos o carro que estava parado no estacionamento em Nova-Caraíva e dirigimos cerca de 1 hora. Seguimos por mais ou menos 20 km na estrada de terra BA-283 em sentido a Trancoso até pegarmos a saída à direita em direção a Curípe. Mais 3,7 km de estrada de terra nos levaram ao estacionamento da Praia do Espelho. Há varias placas rústicas pela estrada apontando a direção, portanto fique atento!

Veja + fotos da Praia do Espelho.

Também é possível fretar alguns táxis ou pegar ônibus para Curuípe a partir de Nova-Caraíva. O trajeto é feito pela Viação Águia Azul e os horários são:

Caraíva x Praia do Espelho – 06h00 – 16h00 | Praia do Espelho x Caraíva – 08h20 – 16h20.

Para quem vêm de Trancoso, os acessos são semelhantes. Porém se caminhando de Caraíva já é uma puta andada, de Trancoso então, é quase meia maratona. Tem que ter muita disposição! Trancoso também oferece diversos passeios de barco, ou para quem preferir, também é possível chegar de carro ou táxi fretado pela estrada BA-283 em sentido a Caraíva e pegar a saída para Curuípe a sua esquerda. A Viação águia Azul também tem ônibus Trancoso x Praia do Espelho, os horários são:

Trancoso x Praia do Espelho – 08h00 – 16h00 | Praia do Espelho x Trancoso – 06h30 – 16h30.

OBS: Pode ser que os horários dos ônibus tenham sido alterados, para mais informações, entre em contato com a Viação Águia Azul pelo telefone (73) 3575-1170.

Onde Ficar e Onde Comer:

Quando chegamos a Praia do Espelho ficamos realmente encantados. Uma extensa praia com uma beleza pitoresca, onde se mistura os encantos de um mar azulado com piscinas naturais, cercados por um belíssimo coqueiral e fantásticas falésias. E para completar, ainda é possível curtir belos riozinhos que deságuam na Praia do Espelho. Toda essa beleza se une ao charmoso clima rústico das pousadas e restaurantes da região. Realmente um paraíso!

Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho
Praia do Espelho
Praia do Espelho
Praia do Espelho

Nos povoados ao redor da Praia do Espelho, é possível encontrar ótimas pousadas. Quem deseja ficar em frente a praia, o ideal é ficar em Curuípe, já quem prefere ficar com a magnífica vista do topo das falésias, é melhor ficar na vila de Outeiros. Os preços são bem salgados, mas o site do Booking tem diversas opções com descontos.

Os restaurantes da Praia do Espelho também possuem preços bem altos se comparado com outras praias da Bahia. Nós comemos no agradável Aconchego do Espelho, um bar e restaurante de nativos da Praia do Espelho, onde se tem uma deliciosa comida e um ótimo atendimento. Nós éramos 5 pessoas e pedimos duas entradas de lula à dorê, duas refeições de peixe para 2 pessoas e sucos para todos. Os pratos eram razoavelmente bem servidos e deu pra forrar bem. A conta saiu cerca de R$ 250,00, mais ou menos R$ 50,00 por pessoa.

Veja + fotos da Praia do Espelho.

Depois de um almoço desses, nada melhor do que deitar numa das espreguiçadeiras do restaurante e curtir um visual paradisíaco. Tudo de bom!

Praia do Espelho
Praia do Espelho
Praia do Espelho Bahia
Praia do Espelho Bahia

Dicas Importantes:

    1. Para poder aproveitar tudo o que a Praia do Espelho tem para lhe oferecer, é melhor ir conhecer esse paraíso na maré baixa. Não que na maré alta a praia seja feia, mas é na maré baixa que se formam as piscinas naturais. Então vale a pena dar uma olhada na tábua de marés.
    2. A estrada que leva a Praia do Espelho é muito ruim, toda esburacada.Um pouco antes de nossa ida para Caraíva havia chovido muito na região, fazendo com que a estrada BA-283 (Caraíva-Trancoso) ficasse interditada durante toda nossa viagem. Quem estava em Trancoso e queria ir a Praia do Espelho só tinha a opção em ir de barco. Por sorte a estrada estava aberta de Caraíva até a Praia do Espelho, mas infelizmente não pudemos conhecer chegar a Trancoso. Portanto fique atento e dirija com muito cuidado, principalmente quem estiver num carro baixo.
    3. Outra importante dica é que a maioria dos bares e restaurantes da Praia do Espelho não aceita cartão. Portanto vá preparado e leve dinheiro, ou melhor, BASTANTE dinheiro, tudo é muito caro. Isso nos leva a nossa próxima dica.
    4. Para quem for passar o dia inteiro na Praia do Espelho, a boa é levar água e algum lanchinho. Assim seu passeio fica mais barato!

Veja + fotos da Praia do Espelho.

Piscina Natural
Piscina Natural
Praia do Espelho
Praia do Espelho

Veja + fotos da Praia do Espelho.

Bem galera, essas são as principais dicas para quem quer aproveitar a Praia do Espelho sem gastar muito. Se você ainda não viu nosso post sobre Caraíva não perca tempo! E não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços,

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

14 Comments

  1. Ola, Thiago. Tudo bem?!
    A escolha de vocês em ir de Caraiva para a Praia do Espelho de carro foi por ser a mais rapida e mais em conta?! Gostaria de fazer esse mesmo passeio mas fiquei em dúvida de qual sera a melhor opção das 3 que você disponibilizou para nós.
    Quantos dias sao suficientes para ficar em Caraiva?

    Adorei o blog! Parabéns!

    Deisiane

    • Oi Deisiane, tudo bem e você?

      Como nós fomos de carro para Caraíva, acabamos optando por usá-lo para ir até a praia do Espelho. Dessa forma gastamos somente a gasolina e o estacionamento. De barco é um passeio turístico, o que acaba saindo bem mais caro. Quanto a ir a pé, é uma boa caminhada pelas praias, porém você consegue conhecer outros lugares durante o percurso.

      Acredito que o mínimo para ficar lá e conseguir dar uma curtida são 2 dias, mas o ideal é ficar 4 dias ou mais.

      Espero ter ajudado. 😉

  2. Sabe me dizer como é o tempo em Janeiro nesta região ? Muito sol ou chuva?
    desde ja obg

    • Oi Carlos, essa época é muito sol na região. A Bahia o clima é muito seco, então quase não chove e faz muito calor.

      espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

  3. Olá, Thiago. Estou indo para Arraial da Ajuda em junho e gostaria de passar um dia na Praia do Espelho. Indo de carro, quanto tempo levamos para chegar lá e a estrada é muito ruim?

    • Oi Gerusa, tudo bem? Espero que ainda dê tempo em te ajudar. Então de Arraial até a Praia do Espelho de carro dá entre 1 hora a 1 hora e meia. Tem duas estradas, ambas são de terra, porém a mais longa é um pouco melhor. A mais curta que beira a orla direto, em época de chuva, fica muitas vezes intransitável. Bem acho que é isso. Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

  4. Olá Thiago !
    Muito obrigado pelas dicas !
    Acredito que será inesquecível o passeio e sua ajuda foi muito importante.
    Obrigado

  5. Olá Thiago obrigado pelas dicas. Estou planejando passar lua de mel neste paraíso. Mas estou com uma dúvida: os recifes de coral impedem de nadar na praia. Li relatos na internet dizendo que o mar não era bom para banho devido às “pedras” no fundo do mar. Você acha que é um exagero ?
    Muito obrigado

    • Oi Leonardo, tudo bem?

      Então, realmente a Praia do Espelho possui bastante corais, e são eles que dão todo o charme ao local, formando na maré baixa pequenas piscinas naturais e o famoso espelho d’água. Portanto acho que é um exagero. Realmente, tem partes que possuem bastantes corais, sendo necessários ter um pouco de cuidado onde pisa. Mas no geral dá para curtir bastante a praia. Fora que a praia do Espelho também fica bem perto de Caraíva e Trancoso, que são passeios incríveis.

      Bem acho que é isso, se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

  6. olá, Thiago.
    Boas dicas. Estou indo para Caraíva na semana que vem (fev2016).
    Irei de carro alugado a partir do aeroporto de Porto Seguro.
    Algumas perguntas:
    1 – o carro precisa ser 4 x 4? Pretendo alugar um carro econômico com ar-cond.
    2 – do estacionamento de Caraíva para Espelho, a estrada é ok?
    3 – tem estacionamento no ESpelho? Onde e quanto custa?

    Valeu, abraço e parabens pelo post.

    • Oi Leo, tudo bem? Muito bom saber que gostou das nossas dicas, esperamos sempre ajudar mais viajantes.

      Então vamos lá:
      1- O carro não precisa ser 4×4 não. Um carro econômico aguenta. Mas atenção, de Porto Seguro para Caraíva tem dois trajetos. O mais curto e mais bonito, passa por Arraial D’Ajuda e Trancoso, mas se chover muito a estrada fica intransitável por carros comuns. Já o outro trajeto é pela estrada BA-001, um pouco mais longe mas a estrada é melhor. Vale a pena perguntar as condições das estradas ao chegar em Porto Seguro.
      2- As estradas são de terra, mas no geral é tranquilo, é só ter atenção. Quando você estiver indo de Porto Seguro para Caraíva, você vai passar pela entrada de Curuípe, vilarejo onde fica a Praia do Espelho.
      3- Tem estacionamento sim. Assim que você sair da estrada BA-283 em direção a Curuípe, é só seguir as placas indicando Praia do Espelho. Você vai chegar em um estacionamento. Se não me engano, pagamos uns R$ 20,00.

      Bom, acho que é isso. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

      • Bom dia Thiago. Obrigado pelas dicas.
        Estou com uma dúvida.
        Pretendo passar a lua de mel na praia do espelho, mas li alguns relatos que a praia não é boa para banho, pois tem muitas pedras no fundo do mar.
        É um exagero esta afirmação ? Dá para nadar tranquilamente sem ferir os pés ?
        Obrigado
        Leonardo

        • Oi Leonardo, tudo bem?

          Então, realmente a Praia do Espelho possui bastante corais, e são eles que dão todo o charme ao local, formando na maré baixa pequenas piscinas naturais e o famoso espelho d’água. Portanto acho que é um exagero. Realmente, tem partes que possuem bastantes corais, sendo necessários ter um pouco de cuidado onde pisa. Mas no geral dá para curtir bastante a praia. Fora que a praia do Espelho também fica bem perto de Caraíva e Trancoso, que são passeios incríveis.

          Bem acho que é isso, se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. ????

Deixe seu comentário: