Estávamos aqui pensando em algo para fazer no café da tarde ou pra sobremesa do dia de hoje e lembramos da nossa receita de Cuscuz de tapioca que a gente mesmo criou.

Sim, criamos uma receita e deu muitíssimo certo! Como ainda não havíamos passado esse trem para vocês???? É receita de dez minutos e o sabor é como daqueles de feirinha, ou dos ambulantes que vendem nas ruas e em praias.

Em Búzios nós vimos muitos vendedores de cuscuz, e a gente nunca tinha parado pra pensar qual era o ingrediente principal daquele cuzcuz docinho e branco…E não é que é a tapioca! A queridinha do momento tem mil e uma utilidades e vamos passar mais uma delas pra vocês agora, então anotem que essa é pra mandar bem na sobremesa pra sogra.

Veja Também:
– Receita de macarrão ao pesto de rúcula com amêndoas
– Receita de Escondidinho de camarão
– Receita de Brownie suculento em 10 minutos

Receita de Cuscuz de Tapioca

Receita de Cuscuz de Tapioca
Receita de Cuscuz de Tapioca

Ingredientes:

  • 500gr de Tapioca em grãos (é maior do que a tapioca que a gente usa pra fazer na frigideira),
  • 1 litro de leite integral
  • 1 xícara e meia de açucar
  • 1 vidro de 200ml de leite de coco
  • 1 saquinho de 200gr de coco ralado (ou rale um coco você mesmo, sempre fica melhor)
  • Leite condensado (para quem quiser colocar por cima)

Modo de fazer:

  • Ferva o leite em uma panela e  acrescente o açucar;
  • Desligue o fogo e acrescente o leite de coco e o coco ralado;
  • Separe em uma vasilha a tapioca (cuidado para a vasilha nao ser pequena, pois quando o leite entrar ela irá dobrar de tamanho);
  • Adicione o leite ainda bem quente na vasilha aonde está a tapioca, mexa bem até todos os grãos estarem bem molhadinhos com o leite quente;
  • Tampe a vasilha e mexa depois de 3 minutos;
  • Após 20 minutos seu cuzcuz vai estar bem durinho, mas o melhor é esperar algumas horinhas pro sabor ficar ainda mais fixado;
  • Coloque leite condensado a seu gosto e tcharammmm uma sobremesa mega fácil e saborosa!

Aqui vai o vídeo de 1 minuto, explicativo pra ninguém errar a mão:

Nós costumamos fazer meia receita de Cuscuz de tapioca que dá para 4 pessoas.

Esperamos que todos aprovem! Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

70 Comments

  1. O cuscuz eu aprovo, mais o video para não errar…pelo meno o que vi, quase não vi. Kkkkk

    • Tentei fazer algumas vezes o cuscuz de tapioca porque acho uma delícia ,mas confesso que nunca me agradei das receitas que fiz. Uma era muito dura,outra muito sem gosto, e assim vai…
      Só que está receita de vocês é perfeita!
      Simples,fácil e deliciosa!
      Até que enfim encontrei uma receita no ponto.
      Obrigada por dividir com a gente.

      • Oi Cristina, tudo bem?

        Muito bom saber que a receita deu certo. Nós adoramos essa receita. Uma delícia e muito fácil mesmo. Muito obrigado pelo comentário. 😉

  2. Parabéns pela criação da receita, fiz hoje e ficou uma delícia, usei coco fresco ralado

  3. Nossa, comi esse final de semana e nao me deram a receita pois falaram que era de familia (que bobagem, né :/), obrigado por compartilhar, vou fazer este final de semana e passo aqui depois pra dizer como ficou. Obrigado casal, e parabens pelo site.

      • Como prometido (há quase 8 meses rs) passei pra dizer que deu mais que certo, virou sobremesa coringa quando tenho que levar em algum almoco em familia ou amigos. Obrigado novamente. Grande Abraço.

  4. Nossa o que fiz nāo deu certo…nunca endureceu ficou mole!! Passou o dia inteiro na geladeira!!Odiei!! E olha que fiz do mesmo jeitinho que estava na receita!!Aff!!!

    • Que azar Marta 🙁 O nosso a gente sempre segue essa receita e dá muito certo. Tem que tomar observar bem o tipo da tapioca (tem que ser granulada) e a quantidade de leite. Tenta de novo que vai dá certo. 😉

  5. Fiz e ficou ótimo. Distribui e todos amaram. Mas nao coloquei o leitr todo de uma vez deixei uns 2 dedinhos e apos os 3 minutos coloquei o restante do leite e misturei. Guardo na geladeira pq aqui é bem quente.Há anos nao comia matei minha vontade. Era a minha sobremessa de domingo na infancia hummmm.

    • Essa receita é uma delícia Andreza, muito boa mesmo. Que bom que deu certo para você também. Também adoramos, sempre fazemos e nossa família vai a loucura.

  6. Greice Barbosa Reply

    Oi , quero fazer para levar a uma festa no domingo pela manha mais acho que vai ficar puxado fazer antes de levar. Fazendo um dia antes fica menos saboroso do que no mesmo dia pra comer?

    • Oi Greice, tudo bem? Então, a gente nunca reparou isso não. Sempre achamos no dia seguinte tão bom quanto no mesmo dia que foi feito. Até porque é necessário esperar um tempo para ele esfriar.

  7. CARINA CALDAS HESPANHOL Reply

    Acabei de fazer essa receita!! Parabéns,ficou divino!! A única coisa que irei alterar na próxima é diminuir o açúcar,mas por uma questão de gosto msm, pq do jeito que está está sublime!!

    • Oiii Carina! obrigada pelo comentário, o bom é que dá pra ir adaptando ao paladar né? Teve gente aqui que já colocou o leite condensado no próprio cuscuz ao invés de açúcar, e disseram que ficou ótimo também! Vale tentar as variações 🙂 mil beijos!!

    • Olá Marciely! Poxa ficamos felizes que tenha dado certo!!!! Essa época de festas juninas então, é hora de fazer cuscuz!!!! mil beijos e obrigada você 🙂

  8. Gildeci Cardoso Matias Reply

    adorei a receita, ficou uma delicia o segredo e comprar a tapioca certa.vem escrito.. granulada e ver o video,,,,,.parabëns Lais e Thiago beijao

    • Oi Gildeci, que bom que deu tudo certo. A receita é um delícia mesmo. A tapioca certa realmente faz tudo diferença. Muito obrigado pelo comentário. Um grande abraço

  9. é mais saborosa sem o leite de vaca,
    é só esquetar
    o leite de coco puro
    fica uma Delicia

    • Ei Daiane! Jura? mas aí ela não fica muito grossa não? Vamos experimentar a ideia!!! Obrigada!!!

  10. Olá casal, fiz a receita à risca e simplesmente meu marido amou! Praticamente ele comeu quase todo o cuscuz sozinho! Rsrsrss…
    Parabéns pela receita e continuem postando mais dicas para nós!
    Beijo grande…
    ????????

    • Oi Flávia. Que bom que deu certo!!! Essa receita realmente é muito boa. Também sou apaixonado. Sempre que fazemos como quase que inteiro, e isso em 1 dia. hahahahahaha

      Muito obrigado pelo comentário. Bjão…..

  11. Gigi Lopez Reply

    Fiz várias vezes seguindo o passo a passo e ficou dos deuses (uso o coco seco fresco, da uma grande diferença no sabor, sabe?!)… o problema agora é que quando a família e amigos sente aquela vontade de comer cuscuz, logo recorre a mim dizendo que o meu é o melhor dos melhores! ????????????

    Obrigada pela receita casal lindo! Fiquem na paz…????????????

    • Oláá Gigi!!!! que tudo seu comentário hahahaha amamos!!! o coco fresco fica mil vezes melhor mesmo né? só é ruim encontrar por aqui ás vezes 🙁 Quanto ao probleminha familiar, nós criamos ele também… Agora sobremesa é só por nossa conta hahahahaha Mil beijos pra você e sua família! Paz e amor, sempre! <3

  12. Bom dia ,fiz e deu super certo só que coloquei quase 2 litros de leite…

  13. Delícia!!!! Muito bom mesmo!!!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Bjkssss

  14. Telma Sousa Reply

    Bom dia! fiz a receita ontem mas não deu certo, descobri que usei goma de tapioca e por isso ficou mole, não dá para comer nem de colher, mas vou fazer de novo pois comi em Arraial do Cabo e amei.. bjs

    • Oi Telma! Bom dia tudo bem? Poxa vida, que pena que não deu certo, você tem que usar a tapioca em grãos, que é diferente da tapioca que a gente usa pra fazer recheada na frigideira e diferente da goma também!!! Ela é bem maiorzinha que elas! Espero que da próxima vez fique ótimo! beijos e muito obrigada pelo comentário 🙂

  15. Wagner Souza Reply

    O site e muito bom, mais a hospedagem do mesmo e ruim o site esta saindo do ar.
    eu amei a receita quero mais informações sobre o pacote 500gr de Tapioca em grãos, fiquei em duvida na hora de comprar

    • Olá Wagner! Tudo bem? Poxa muito obrigado por ter gostado do site! Que loucura isso de sair do ar, nunca tivemos problemas parecidos não! Mas vamos ficar de olho aqui agora!

  16. Wagner Souza Reply

    Então qual e a marca e modelo da tapioca eu fui no mercado e tinha tantas que eu não comprei

    • Então a gente usa cada vez uma pra experimentar! Gostamos muito da Yoki mas qualquer uma vai ficar muito bom! (elas são bem parecidas) Espero que fique delicioso!!! Beijos!!

  17. Camila dos Santos Reply

    Olá, fiz a receita e ficou bem gostosa, todo mundo curtiu! Ela não fica muito doce, então, o leite condensado deixou uma delícia. Eu tenho uma dúvida… Pode esquentar o leite já com o leite de coco? Isso influenciaria algo? Ah, e mais uma… rs, posso misturar o coco com a tapioca e depois só jogar os leites em cima? Estou anotando essa receita no meu caderno de receitas e queria saber se rola essa variação ou se não mudaria em nada. Obrigada!

    • Olá Camila, que ótimo que todo mundo gostou, ficamos muito felizes com o feedback! Então a gente nunca tentou esquentar tudo junto, mas o coco acho que é bom colocar no leite antes de misturar tudo, que aí ele já vai ficando molinho. Pois não sei se você reparou, assim que a gente coloca o leite já começa a ficar consistente a mistura da tapioca. Se você fizer de outro jeito conta pra gente? Que aí compartilhamos aqui as variações da receita! Muito obrigada pelo seu comentário 🙂 Mil beijos!!!!

  18. Sempre que me hospedo nos hotéis do nordeste essa iguaria não falta. Mas quando venho pra casa fico com vontade de quero mais. Mas com essa receita isso acabou. Fiz a receita usando metade dos ingredientes, me arrependi pois já comi tudo.
    Ficou uma delicia!!!
    E o gosto de quero mais foi o que restou.
    Hummmm!!!

    • Fabricia! Tudo bem? Realmente, o gostinho de quero mais é sempre o que sobra!!! 🙂 Que bom que você gostou da receita e que deu tudo certo. Muito obrigada pelo comentário, adoramos!!! Mil beijos!

  19. Oi boa noite,fiz a receita exatamente como está dizendo mais ficou muito dura.Fiquei frustrada. Definitivamente sou um fracasso na cozinha.

    • Poxa vida Mônica.. vc seguiu todos os passos direitinho? Tenta mais uma vez, coloca um pouco mais de leite! Quando acertar a mão não vai se arrepender!! Beijos!

    • Oi Thamara. Essa receita é realmente divina, fica muito boa. Nunca tinha pensado nisso do leite condensado. Vamos testar com certeza. Deve ficar uma explosão de sabor.

    • Thamara!!! Nossa ainda não testamos isso, esse fds vamos fazer e seguir sua dica!!! Obrigadaaa! Mil beijos!!

  20. ana lucia da silva Reply

    olá,bom dia.Quantos pedaços por refratario como esse do video.?

  21. oi achei que você explicou bem já tentei fazer varias mais ainda nao acertei, vou tentar esta receita achei legal tomara que eu acerte dessa vez.

    • Olá Celina, esperamos que você acerte, pois é uma receita deliciosa. Se tiver alguma dúvida é só perguntar. E quando acertar, conte para nós. 😉

  22. Verônica Jund Reply

    Uma coisa eu não entendi, na receita está dizendo que são 500g de tapioca, mas lá embaixo do vídeo está dizendo que vocês costumam fazer a metade da receita, então é pra colocar 500g ou a metade da tapioca?

    • Oi Verônica, tudo bem?

      Então, a receita completa é com 500g de tapioca em grãos. Mas como ela rende bastante, e muitas vezes fazemos somente para nós dois, usamos metade da receita. Ou seja, 250g de tapioca. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

  23. Tem certeza que fica igual aqueles que vendem na rua, o deles tem gosto de água e não de leite

    • Ahhh mas aí depende do vendedor! Em Búzios nós comemos um MARAVILHOSO que inspirou a gente a tentar essa receita! Mas tem uns na rua que são ruins mesmo, a boa é fazer esse aí em casa que é sucesso garantido 😉

  24. Lais.. quanto tempo dura em temperatura ambiente?? Se colocar na geladeira vai ficar duro?

    • Oi Julliana!! A gente nunca deixou passar de mais de 4 dias (pq acabamos comendo tudo antes hehehehehe) mas acredito que dure bem mais que isso. Já colocamos na geladeira uma vez ele dá uma endurecida sim, mas nada que altere muito o sabor, só deixar bem embaladinho (pra não ressecar) e tirar um tempo antes de comer que volta ao normal. 🙂 mil beijos!!!

    • Olá Hosana!Talvez você tenha visto em baixa qualidade, aqui pra gente ele abriu certinho! Mas realmente estamos ainda aprendendo a editar vídeos e posicionar a câmera! Estamos fazendo o nosso melhor! Obrigada pelo comentário.

    • Olá Soély! Você seguiu o passo a passo certinho? O leite estava fervido e bem quente? A tapioca era em grãos? Já fizemos essa receita muitas vezes e nunca deu errado 🙁 espero que tente outra vez! Porque fica uma delíciaaa!!!

  25. [email protected] Reply

    Vou/fazer/preciso/ganhar/uma/Graminha/espero/ke/todos/gostem.obrigado/Deus abençoe vocês.abraço, depois/entro/em/contato/p,falar.

    • Oi Maria Eliana. Tudo bem?

      Tenho certeza que você vai adorar essa receita, ela é uma delícia. Depois que provar, por favor nos diga o que achou. 🙂

      Um grande abraço.

Deixe seu comentário: