Nesse quinto post sobre as praias da Cidade Maravilhosa, mostraremos as praias selvagens do Rio de Janeiro. Por causa de seu difícil acesso, essas praias são muito pouco exploradas, o que as mantém praticamente virgens.

Localizadas no charmoso bairro litorâneo de Barra de Guaratiba na Zona Oeste da cidade, as praias selvagens do Rio de Janeiro guardam belezas intocadas. O acesso às 5 praias: praia do perigoso, de búzios, do meio, funda e inferno, se faz pela mesma trilha que parte no final da rua Marlon Siqueira em Barra de Guaratiba. Outro meio de se chegar às praias selvagens é através de barcos que podem ser encontrados no final da praia de Barra de Guaratiba. Os preços variam de acordo com o número de pessoas e a época do ano.

Leia Também:
– Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
– Praias para Curtir o Visual no Rio de Janeiro
– Praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Como falamos em nosso post 3 Lindas e Afastadas Praias do Rio de Janeiro, o acesso a Barra de Guaratiba, para quem vai de ônibus da zona sul ou do centro da cidade é bem complicado. É necessário pegar um ônibus sentido campo grande (o melhor é a linha 2334) e saltar na estrada Burle Marx e seguir no ônibus 867 para Barra de Guaratiba. Outro meio é pegar o ônibus 387 da linha da linha Carioca – Marambaia.

+ Fotos das Praias Selvagens do Rio de Janeiro: Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

A caminhada até as duas primeiras praias selvagens, praia do Perigoso e de búzios, leva em torno de 30 minutos por uma trilha de dificuldade moderada. No início é necessário subir a estrada do canto da praia de Barra de Guaratiba até atingir umas escadarias à sua esquerda que te leva até a Estrada Marlon Siqueira. O caminho é um pouco íngreme, mas a recompensa já de início são lindos visuais da Restinga de Marambaia e da Praia de Barra de Guaratiba.

Restinga de Marambaia
Restinga de Marambaia
Canto da Praia de Barra de Guaratiba
Canto da Praia de Barra de Guaratiba

No final da escadaria deve-se subir uma ladeira à esquerda e depois seguir a direita por uma rua com o calçamento bem ruim e que vai se tornando bem estreita até virar a trilha. A partir daí a trilha passa a margear toda costa se tornando bem fácil e proporcionando lindos visuais. De longe avistasse a Pedra da Tartaruga e dá para entender o porquê do nome.

+ Fotos das Praias Selvagens do Rio de Janeiro: Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

Pedra da Tartaruga vista da trilha
Pedra da Tartaruga vista da trilha
Vista da trilha
Vista da trilha

Depois de um bom tempo andando por um caminho muito bem marcado, há uma bifurcação com uma placa indicando as praias do perigoso, de búzios e a pedra da tartaruga à direita. Para seguir para as praias do meio, funda e inferno, basta ir adiante pela trilha. Nós nem chegamos a ir até estas praias, ficamos pela praia do perigoso mesmo.

Dizem que a trilha até a praia do Meio, que fica a uns 20 minutos depois da praia do Perigoso, continua bem tranquila. Mas já o acesso às outras praias selvagens do Rio de Janeiro, Funda e Inferno, é bem mais difícil. A trilha passa a ficar mais fechada e íngreme exigindo maior condicionamento físico. Acabamos nem tentando.

+ Fotos das Praias Selvagens do Rio de Janeiro: Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

Depois de descer a trilha bem íngreme sentido à praia do Perigoso, você chega aos pés da Pedra da tartaruga. De lá é possível seguir para três lugares: a sua direita está a pequena, linda e pedregosa praia de Búzios com 60 metros de extensão; a sua frente, com mais 10 minutinhos subindo por uma trilha se atinge os 98 metros do topo da Pedra da Tartaruga, de onde se tem uma vista magnífica da praia do Perigoso e das outras praias selvagens do Rio de Janeiro; e a sua esquerda encontra-se a praia do Perigoso.

Praia de Búzios
Praia de Búzios
Trilha para Pedra da Tartaruga
Trilha para Pedra da Tartaruga
Praia do Perigoso
Praia do Perigoso

Uma pequena praia de 150 metros de extensão de areias finas e brancas, cercadas por íngremes costões que formam uma enseada de água transparente. Essa é a Praia do Perigo, um pequeno pedaço do Paraíso. Há muitas histórias do por que do nome da praia, que nada tem haver com a força de seu mar. Segundo os moradores, o nome é porque a praia era usada como rota de fuga de fugitivos do presídio de Ilha Grande.

+ Fotos das Praias Selvagens do Rio de Janeiro: Praia do Perigoso e Pedra da Tartaruga.

Por ser a primeira praia, de mais fácil acesso e de mar mais calmo, a praia do Perigoso é também a praia mais visitada entre as praias selvagens do Rio de Janeiro. É muito frequentada por surfistas, campistas e amantes de rapel e escalada. A Pedra da Tartaruga conta com algumas vias para escalada e um incrível rapel negativo de mais de 45 metros que parte da cabeça da tartaruga.

Para quem deseja fazer esse percurso inteiro acompanhado de um guia profissional e sem ter que se preocupar com o meio de transporte, nós super indicamos a agência Why Not Brasil. O tour Rio Selvagem, faz exatamente esse percurso, e ainda de sobra, depois você conhece as praia de Grumari e a Prainha. Vale muito a pena!

Praia do Perigoso
Praia do Perigoso
Praia do Perigoso
Praia do Perigoso
Pedra da Tartaruga
Pedra da Tartaruga
Vista do Topo da Pedra da Tartaruga
Vista do Topo da Pedra da Tartaruga

Esperamos que tenham gostado dessa incrível dica de hoje. Não deixe de ver nossos outros posts sobre as praias do Rio de Janeiro e nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

2 Comments

  1. Essas praias são lindas! Estou encantada, ainda não conheço e logo logo vou marcar um passeio desses com o guia que vocês indicaram. Parabéns, as fotos estão lindas também!

    • Thata, essas praias são realmente incríveis!!!! Vale muito a pena o passeio. Super recomendamos o guia Gustavo, além de ser um grande profissional é nosso amigo e uma pessoa que temos muita confiança. Com certeza você va adorar o passeio.

Deixe seu comentário: