Um final de semana comum, resolvemos conhecer a praia que hoje consideramos uma das mais bonitas que já fomos: a praia do Aventureiro em Ilha Grande. Tudo que passamos por lá, fez jus ao nome da praia, foi uma aventura e tanto!

A praia do Aventureiro é uma pequena vila de pescadores onde vivem em média 100 pessoas. A vila está no lugar mais isolado da Ilha Grande, o sudoeste da Ilha. Lá não há sinal de telefone, muito menos internet, e a luz é a base de geradores. Em 1981 as praias do Aventureiro, do Demo, do Sul e do Leste, se tornaram uma Reserva Biológica, o que fez esse paraíso se manter praticamente intacto até hoje.

Da pra ver as tartarugas nadando
Da pra ver as tartarugas nadando

Leia Também:
– As Belezas da Praia de Lopes Mendes e da Lagoa Azul em Ilha Grande
– Armação de Búzios: O Balneário Mais Charmoso do Rio de Janeiro
– 3 Lindas e Afastadas Praias do Rio de Janeiro

Por ser parte da Reserva, a praia do Aventureiro possui um controle rigoroso do número de turistas. Para se chegar a esse paraíso em alta temporada (verão e feriados prolongados), você deve primeiramente fazer o credenciamento no Centro de Informações da TurisAngra, localizado na AV. Ayrton Senna 580, praia do Anil em Angra dos Reis.

Para os trilheiros ou quem estiver na Ilha Grande e quiser ir para a praia do Aventureiro, deve-se fazer o cadastro com a própria Associação de Moradores do Aventureiro. Como viajamos na baixa temporada, fomos informados de que essa autorização não se fazia necessária.

Como Chegar e Onde Ficar na Praia do Aventureiro

Chegar até a praia do Aventureiro não é uma missão muito simples. Por ser localizada na região oceânica da Ilha Grande, o acesso é complicado e o mar é bem agitado, o que torna a viagem arriscada e muitas vezes inviável.

Uma semana antes de partirmos, entramos em contato com alguns campings na praia do Aventureiro. Não existem hotéis nem pousadas na praia do Aventureiro, apenas 18 campings que são quintais de moradores. Eles cobram a média de 20 reais por pessoa a noite, mas também existe a opção de alugar algum quartinho que são extensões da casa ou mesmo dentro da própria casa. O site ilhagrande.org tem o contato de quase todos os campings.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

Conseguimos falar com o camping do Ferreira pelos telefones (24) 3367-6967 / (24) 99827-1376 e pelo email [email protected] Além de fecharmos o camping, ele nos reservou um barco pelo preço de 30 reais por pessoa. Quando fomos embarcar o tempo fechou, e muitos barqueiros desistiram de fazer a travessia, inclusive o nosso, nos obrigando a procurar outro que fizesse. Conseguimos um senhor que nos cobrou 40 reais até a vila de Provetá, uma praia antes da praia do Aventureiro.

O mar estava absolutamente agitado (foi um dos momentos mais tensos da minha vida), uma tempestade nos esperava no mar. Levamos 3 horas de barco até Provetá, mas esse tempo pode ser menor dependendo do barco e do clima.

Praia do Aventureiro
Praia do Aventureiro

Provetá

Provetá é o segundo maior núcleo de população da Ilha Grande após a vila de Abraão (vejo nosso outro post sobre Ilha Grande). Com uma linda e calma praia, de águas verdes e transparentes, Provetá é formada basicamente de pescadores, onde a maioria dos moradores são membros da Igreja evangélica Assembleia de Deus. É dessa pequena e pacata vila, ainda pouco acostumada com o turismo, que saem as trilhas para destinos magníficos como a praia do Aventureiro.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

Chegamos em Provetá com o dia chuvoso e acabamos preferindo dormir por lá mesmo e encarar a trilha para praia do Aventureiro no dia seguinte. Atualmente Provetá já conta com boa infraestrutura de turismo. São pousadas, quartos para alugar, camping, bares, lanchonetes entre outros serviços. Alugamos um quartinho de fundos super simples na casa dos donos do barco faz os fretes entre Provetá e Angra, o “Mestre Hernani”. Só perguntar na vila que tudo mundo conhece eles.

Praia de Provetá
Praia de Provetá

A Trilha para a Praia do Aventureiro

No outro dia, o sol já estava nos convidando para conhecer uma trilha bem pesada. A trilha para a praia do Aventureiro se inicia no fim da Praia de Provetá e é considerada de dificuldade média para alta. Existem trechos de grande declividade, quando se chega ao topo a mata se abre, deixando o sol bater firme. Não se esqueça de levar protetor, água e se possível, pouca bagagem. A trilha tem em média duração de 2h, dependendo do seu condicionamento e do peso carregado.

Logo que pegamos a trilha, um lindo cachorrinho, o Bolota (descobrimos seu nome mais tarde), nos seguiu até a praia do Aventureiro. Chegou ao ponto em dormir em frente a nossa barraca, esse realmente escolheu os donos que queria, pelo menos por um fds!

Vista da Praia de Provetá na Trilha da Praia do Aventureiro
Vista da Praia de Provetá na Trilha da Praia do Aventureiro

Praia do Aventureiro

A charmosa praia do Aventureiro fala por si só: areia branquinha e água transparente, de onde é possível observar peixes, estrelas do mar, tartarugas e tudo que o mar tem de mais lindo. Com 600m de extensão, a praia do Aventureiro oferece um mar agitado na sua maior parte, mas também propicia águas calmas e mornas em suas extremidades.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

O famoso coqueiro deitado, cartão postal da praia do Aventureiro e da Ilha Grande, fica bem no canto direito da praia. Na baixa temporada é possível curtir uma piscina natural particular embaixo da sombra do coqueiro. Não tem erro, é o lugar perfeito para um descanso, cercado de paz e natureza exuberante. Tivemos um dia fantástico.

Depois desse relaxamento fomos comer no camping do Luis, no final do canto esquerdo da praia do Aventureiro. Era um dos poucos bares abertos que serviam comida na época. Pagamos R$ 20,00 num PF de peixe. Muito simples, mas delicioso. A noite cozinhamos no camping e curtimos o luar na praia, que por sinal é magnífico.

Praia do Aventureiro
Praia do Aventureiro com Bolota
Praia do Aventureiro
Praia do Aventureiro com Bolota animadão
"Mirador" de tartaruga
Mirante de tartaruga
Luar no Aventureiro
Luar no Aventureiro

Costão do Demo e Praia do Sul 

Esses locais citados acima são de visitação proibida, por sorte estávamos na praia do Aventureiro no Dia Mundial da Limpeza de Praias, e os guardas florestais nos convidaram para participar de um mutirão de limpeza nas praias do Sul e do Leste.

Quando nos chamaram a primeira coisa que pensamos foi “vamos conhecer as praias mais limpas do mundo”. Pela entrada de pessoas serem proibida, acreditava que elas estariam completamente virgens. Puro engano, aquele dia não foi só um passeio, foi uma mudança de pensamentos em nossas vidas.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

Atravessamos o Costão do Demo para chegar até a praia do Sul e o que você encontra é muito lixo descarregado pelas marés sobre as areias: galões de gasolina, garrafas de bebidas, muito plástico, roupas… lixo, lixo e mais lixo. São embalagens e produtos do mundo inteiro.

Isso nos fez realmente repensar em nosso consumo descartável. Para nós é descartável, mas e para a natureza? Tudo para em algum lugar, e naquela paisagem incrivelmente maravilhosa e poluída, encontramos também muita tristeza, como um pinguim perdido, levado pelas correntes oceânicas.

Costão do Demo
Costão do Demo
Muito lixo na mata atrás da praia do Sul
Muito lixo na mata atrás da praia do Sul
Praia do Sul
Praia do Sul

Praia do Leste e Mangue

Seguimos por um mangue que é habitat de jacarés (quando disse no início do post que era aventura pura, era verdade!) e chegamos na praia do Leste. Uma das visões mais esplendorosas de natureza selvagem que a Ilha possui. Sua complexa biodiversidade nos encanta e desperta para um mundo desconhecido, onde a impressão é que o tempo parou e não há nada mais importante que contemplar aquelas belezas. Por lá também existe lixo trazido pelo mar, mas pela sua localização a quantidade de sujeira é bem menor.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

Mangue
Mangue
Praia do Leste
Chegando a praia do Leste
Praia do Leste
Praia do Leste

As praias do Sul e do Leste, juntas, medem aproximadamente seis quilômetros de extensão e estão separadas por um ilhote (Ilhote do Leste) onde desemboca o canal que vêm do mangue e das duas lagoas em seu interior. Por estar situada na Reserva Biológica da Praia do Sul, essas praias são maravilhas que infelizmente você não poderá visitar sem uma autorização da Feema ou dos Órgãos ambientais responsáveis. As duas praias são vigiadas por fiscais da FEEMA que impedem qualquer pessoa de passar sem autorização.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

Fizemos um trabalho simbólico de recolhimento do lixo mais agressivo da praia como latas e garrafões, acreditem, as praias são depósitos de lixo. Chegamos do mutirão a tarde carregando muito peso que não representou nem 1% do lixo que havia por lá. Levamos todo o lixo recolhido para o depósito da praia do Aventureiro aonde uma vez por semana um barco vindo de Angra recolhe.

Voltando com o Lixo do Mutirão - Praia do Sul
Voltando com o Lixo do Mutirão – Praia do Sul

Agradecemos imensamente os fiscais pela oportunidade de conhecer aquele lugar tão especial que nos despertou muitos sentimentos e uma mudança em nossos hábitos diários. Esperamos poder voltar lá um dia e encontrar uma realidade um pouco diferente, onde só as belezas tem lugar.

Na volta para Angra, o mar estava bem mais tranquilo. Sem problema algum conseguimos embarcar em um barco fretado pelo Ferreira, pagamos 30 reais até o continente.

+ Fotos da Praia do Aventureiro.

É isso pessoal, a praia do Aventureiro é surpreendentemente encantadora e recomendamos que todos conheçam um dia. Aproveitamos para lembrar sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente, o que encontramos nas praias do Sul e Leste são retratos de nosso sistema consumista, que desenfreadamente compra e descarta achando que o lixo vai desaparecer num passe de mágica. Tente evitar isso: reutilize garrafas, leve sua sacola para o mercado, recicle o lixo. O mundo e paisagens como as da foto dependem de nós.

Não deixe de ver ver também as belezas da praia de Lopes Mendes em Ilha Grande e de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

17 Comments

  1. Carlos Roberto Reply

    SR . THIAGO VILLA VERDE SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE DEIXAR UM COMENTÁRIO PORQUE NÃO PERMITIU O MEU??? UMA VEZ QUE SÓ AJUDARIA A ESCLARECER AS PESSOAS QUE AMAM A ILHA GRANDE A ENTENDER O QUE ESTÁ OCORRENDO INCLUSIVE AO SENHOR..USANDO DE BOM SENSO E MESMO SEM TE CONHECER UM FORTE ABRAÇO

    • Oi Carlos, então, todos os comentários no blog passam por um moderação para serem aprovados, e isso nos consome um certo tempo. Logo, acabamos levando alguns dias para ler, avaliar e responder os comentários. Gostaríamos muito de poder ser mais rápido nessa aprovação de comentários, mas infelizmente ainda não nos é possível.

      Agradeço muito os seus comentários, sempre é bom ter pessoas que agreguem comentando em nossos post.

      Um grande abraço.

  2. Vamos raciocinar se os fiscais da FEEMA proíbem o acesso a praia do sul e do leste como aparece tanto lixo nelas??? inclusive galão de gasolina quem leva esse lixo pra lá se não é permitido entrar para acampar ou até mesmo passar por lá ??? lembro-me que mergulhei na ilha Grande na lagoa verde há uns 20 anos atrás e encontrei no fundo pneu e tonel de plástico azul.será que alguém que vai visitar leva essas coisas prá lá ??? ou será que são os pescadores os navios os barcos pesqueiros que vem até de Santos com enormes arrastões destruindo toda a vida marinha do fundo cavalos marinhos,estrelas do mar,corais etc,etc etc melhor seria o Estado e os fiscais investigarem melhor essa situação

    • Com certeza Carlos. O tamanho do lixo era tanto que mesmo se a praia fosse aberta a visitação, não seria possível os visitantes gerarem tanto lixo assim. Não sei de onde vem todo esse lixo, afinal são muito navios cruzando a costa brasileira. Mas com certeza falta ação do Estado para se averiguar isso. Isso é um grande descaso.

      Muito obrigado pelo comentário. Sempre é bom ter gente participando e expondo seu ponto de vista.

  3. Olá! Estou indo para praia do Aventureiro e gostaria de saber se é complicado conseguir uma embarcação pra sair de lá em direção a Abraão. Agradeço muito se puder me ajudar.

    • Oi Juliana, tudo bem? Então, depende da época em que você for. Se for feriado e alta temporada não deve ser muito difícil não. Mas o melhor mesmo, é deixar combinado com o barqueiro que te levar até lá para ele te pegar na volta. Lembrando que tudo isso depende do tempo. pois se o mar tiver muito agitado nenhum barco chega e nem sai de aventureiro. Ai você teria que pegar a trilha para a praia ao lado, Provetá, e pegar um barco de lá.

      Bem é isso. Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

    • Oi Clara, tudo bem?

      Então, apesar de não haver polícia, sendo a fiscalização feita por agentes do INEA e do IBAMA, a praia do Aventureiro fica no Brasil. Logo as leis são as mesma, ou seja é proibido. Mas cada um sabe o que faz, por sua conta e risco.

  4. Estou tentando contato com o mestre hernani, mas esses números não batem. Onde que eu posso conseguir o número dele? obrigada

    • Oi Jojo. Infelizmente não consegui encontrar nenhum número válido deles. Você pode tentar ligar para a TurisAngra e ve se eles sabem, o telefone é 024 3367-7866.

  5. Me apaixonei pelas fotos, uma mais linda que a outra. Mais um lugar no Brasil para eu colocar no meu roteiro 🙂 Espero que o cachorro do qual os acompanhou esteja bem, amo cachorro e fico feliz em ver que vocês cuidaram do “Bolota”. E sobre a limpeza nas praias, realmente, muito triste em ver que mesmo em uma praia da qual é preservada, ainda há muito lixo, imagine nas praias mais populares do Brasil, o quanto deve ter de sujeira 🙁 Parabéns por terem colaborarem com a limpeza e pelas dicas do post

  6. julio cesar Reply

    Mochila nas costa, forças nas pernas e em busca de lgares paradisiacos desbravando novos horizontes

  7. Elialda martins Reply

    Oi pessoal, adorei os comentários daqui! Sou de Provetá e alugo casa para temporada! meu whats app é 24 999466729. Minha casa fica na praça central. meu face Elialda Martins Pimenta… Acesse que lhes mando todas as fotos da casa e da vila! um abração!!

    • Oi Elialda. Você realmente vivce num paraíso. Somos apaixonados pela Ilha Grande, quando voltarmos para esse canto lhe procuramos para ver a casa.
      Abraços.

    • Oi Alanna, nós fomos em um final de semana normal no mês de junho, baixa temporada. Tinha poucos turistas na praia. É uma ótima época pra ir.

Deixe seu comentário: