Ilha Grande é um destino diferente de tudo que conhecemos. A maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis, possui suas costas recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas, formando maravilhosas praias. Formada por mata atlântica, mangue e restinga, a vegetação é exuberante.

Escolhemos Ilha Grande para ser nossa primeira viagem a sós por ser um destino maravilhoso e de paisagens exóticas. Como tinha um sonho de acampar, esse foi meu primeiro contato com camping. Fomos na Páscoa de 2012, saímos na madrugada da Rodoviária Novo Rio, com destino a Mangaratiba. A viagem tem a duração de 5 horas, e a empresa que faz o trajeto é a Costa Verde.

Veja + fotos da praia de Lopes Mendes.

Ao chegarmos em Mangaratiba enfrentamos uma fila extensa porém rápida para entrar na barca. O preço da barca é de R$ 4,80. O percurso leva em torno de 1h20min a 1h40min, além disso só existe um horário por dia, 08 horas da manha, sendo que sexta existe um horário extra que as 22 horas. Para saber mais sobre horários das barcas: Grupo CCR Barcas .

Praia de Lopes Mendes
Vila do Abraão

Leia Também
– Tudo sobre a Praia do Aventureiro em Ilha Grande
– Armação de Búzios: O Balneário Mais Chamoso do Rio de Janeiro

– As Belezas da Praia do Julião em Ilhabela

A chegada em Ilha Grande se faz na vila do Abraão. Com uma população de aproximadamente 2000 habitante, é a vila mais populosa e com maior infraestrutura, contando com hotéis, posto de saúde, escola primária, correios, bombeiro e polícia. Por isso é o local mais procurado por turistas. No site do Booking é possível encontrar várias opções de hospedagem com descontos.

Ao chegarmos procuramos informações sobre a trilha e partimos rumo à praia de Palmas. A praia possui esse nome pelos inúmeros coqueiros que desenham sua orla de fora a fora. Palmas é uma praia muito procurada pelos campistas, nelas existem 3 campings: o camping do acorde, dos coqueiros e de palmas, que foi onde ficamos, o telefone para reserva é (24)999182833 e a diária, na época, saiu por 20 reais cada um.

Chegamos numa quinta cedo, conseguimos aproveitar o paraíso quase a sós. As águas calmas fizeram a alegria depois de uma trilha de 2h30 com mochilas pesadas (algo que aprendemos a diminuir depois de outros perrengues). Apesar de cansativa a trilha era tranquila, e vale a pena principalmente pelo visual. Lá de cima tudo é mais lindo ainda!

Praia de Lopes Mendes
Trilha para Palmas
Praia de Lopes Mendes
Camping Praia de Palmas

Passamos um dia agradável, montamos nossa barraca e depois de um gostoso mergulho fomos ao restaurante Morango das Palmas. Lá tudo é adesivado com desenho de morangos, cadeiras, mesas, talheres, pratos, etc. E quando fui ao banheiro, para minha surpresa (ou não), também era todo trabalhado no morango e o desodorante era de banana, brincadeira, era de morango.

Praia de Lopes Mendes
Bar do Morango
Praia de Lopes Mendes
Praia de Palmas – Bar do Morango

Comemos um delicioso espetinho de camarão de entrada e um servido prato de lula a dorê. Bebemos umas cervejas e no final ainda pagamos a conta, que ficou em torno de R$ 100,00, com cartão (o garçom teve que ficar andando pela praia para conseguir sinal, mas conseguimos pagar).

Veja + fotos da praia de Lopes Mendes.

No dia seguinte levantamos cedo para ir a praia de Lopes Mendes que fica do lado oceânico da ilha. Com 3 km de extensão, a praia é frequentada por surfistas. Devido ao seu mar agitado é difícil chegar de barco, e a trilha utilizada é sempre a que sai de Palmas, passa pela praia do Pouso e chega a praia de Lopes Mendes. Desde o inicio da trilha um simpático cachorrinho preto nos acompanhou. Aliás, é comum ter cachorros dóceis na ilha, eles costumam tratar os turistas como próprios donos. Em outro post falaremos sobre um companheiro inesquecível de outra viagem que fizemos para a ilha, o Bolota.

Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes

Lopes Mendes não possui bar, nem banheiro nem restaurante, somente ambulantes vendendo, a preços bem salgados, portanto leve seu lanche. A transparência da água é impressionante, assim como a sua variação de tonalidade. A areia branquinha e fina faz os tons ficarem ainda mais exuberante!

Ela esta dentro do ranking as 15 praias mais belas do mundo, segundo o Trip Advisor, em uma lista eleita por turistas do mundo inteiro, ocupando a décima terceira colocação, e sem duvidas faz jus a sua premiação.

Veja + fotos da praia de Lopes Mendes.

A praia de Lopes Mendes reserva algumas surpresas, como uma pequenina praia formada no cantinho direito da praia, que vai sumindo conforme a maré sobe.

Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes

Veja + fotos da praia de Lopes Mendes.

No terceiro dia tomamos nosso café improvisado na barraca e fomos fazer um passeio de barco. Todos os dias diversas escunas passam na praia o turista a fazer um passeio delicioso. O roteiro ia até a Lagoa Azul, e na volta parava no Saco do Céu, na Freguesia Santana e na Vila de Abraão. O preço foi 40 reais e durou umas 7 horas. Recomendo demais esse passeio de escuna, pra quem não pode ficar muitos dias na Ilha Grande principalmente, dá pra conhecer os lugares mais lindos. Eles não emprestam nem alugam mascara de snorkel, então quem puder levar não perca a oportunidade, da pra ver milhares de peixinhos e a vida marinha de lá é super preservada.

Praia de Lopes Mendes
Lagoa Azul
Praia de Lopes Mendes
Lagoa Azul
Praia de Lopes Mendes
Lagoa Azul

Na volta, a escuna para na vila do Abraão, podemos experimentar um novo restaurante, que infelizmente não lembro o nome, e encontramos três amigos estavam em Abraão para uma festa.

Veja + fotos da praia de Lopes Mendes.

No outro dia levantamos cedo para fazer as malas, fechar a barraca e ir embora, foi quando, ainda exaustos do dia anterior, descobrimos que o barquinho teco-teco que leva até a vila de Abraão, custava a bagatela de 40 reais. Como o cansaço eliminava a possibilidade de ir de trilha, pagamos o barquinho e ficamos absolutamente sem um centavo para pagar a passagem da barca de volta. Sem um centavo mesmo!

Praia de Lopes Mendes
Ilha Grande
Praia de Lopes Mendes
Ilha Grande

Como toda emoção da um gosto bom as viagens, tivemos a nossa. Ao parar na vila do Abraão fomos à procura de algum banco ou caixa 24 horas. Ilha Grande não possui nenhum caixa bancário, portanto não se esqueçam de levar dinheiro de sobra. Como não tínhamos dinheiro nem pra pagar a barca de volta, tivemos procurar nossos amigos que encontramos no dia anterior. Sem fazer ideia de onde eles estavam, fomos perguntando em todas as casinhas e dando características dos meninos, e ufa! Os encontramos e, além disso, ainda conseguimos uma bela carona para casa.

E assim acabou essa viagem linda. Não deixe de ver nosso post sobre a praia do aventureiro e de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades. Deixamos aqui a mensagem que parece ser dita por cada árvore, cada grão de areia por lá, PRESERVE A NATUREZA!!!!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

1 Comment

  1. Laís, achei um paraíso, muita beleza reunida em um único lugar, a Lagoa Azul é maravilhosa, a praia completamente limpa, sem dúvida um lindo lugar a ser conhecido e aproveitado, com responsabilidade ambiental é claro, parabéns, muito bom.
    Abraço!

Deixe seu comentário: