Hoje falaremos sobre um paraíso na cidade de Niterói, a praia de Itacoatiara. Aproveitamos um sábado ensolarado para sair do Rio e curtir um pouco das belezas da Cidade Sorriso.

Uma das cidades com os melhores índices de qualidade de vida do Rio de Janeiro, Niterói possui uma enorme riqueza cultural em seus museus e fortalezas, além é claro, de uma beleza estonteante ao longo de sua grande faixa de praias oceânicas e seus parques ecológicos. É no meio de um cenário magnífico como este, que surge o bairro de Itacoatiara.

+ Fotos de Praia de Itacoatiara.

Cercado pela Serra da Tiririca, Itacoatiara possui uma forte legislação que impede a construção de prédios com mais de dois andares, fazendo da região um refúgio para os amantes da natureza. Mas não vamos mentir, chegar a essas belezas em um final de semana é uma missão bem difícil.

Saímos do Rio por volta de oito da manhã e demoramos três horas pra chegar na praia (em um dia sem trânsito, o tempo é de uma hora e meia em média). A praia de Itacoatiara fica localizada entre os bairros de Itaipu e Itaipuaçu, na região oceânica de Niterói, que são as praias fora da Baía de Guanabara. Para chegar, logo que sair da Ponte Rio-Niterói, é só seguir as placas de “Região Oceânica”. Depois haverá várias outras placas indicando a entrada para Itaipu e um pouco mais a frente para Itacoatiara. Não tem erro! O caminho é muito bem sinalizado.

Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara

Leia Também:
– 3 Lindas e Afastadass Praias do Rio de Janeiro
– Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
– Praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro

A praia de Itacoatiara possui 700m de extensão, é razoavelmente pequena se comparada as outras praias daquela região, e é também a preferida da juventude de Niterói. É uma praia perfeita para surfistas, suas águas são fortes e a correnteza pode se tornar um sério problema para quem não nada muito bem ou tem algum medo do mar, no caso um problema que eu enfrento.

+ Fotos de Praia de Itacoatiara.

O mar é bem verdinho e transparente e a água fria que dói! Existem algumas barracas para atendimento dos frequentadores e na areia também existem ambulantes que vendem quitutes naturais, sanduíches, sucos, frutas e mate gelado. A vegetação litorânea quase intacta rodeia toda a praia.

Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara
Praia de Itacoatiara

Situada entre duas montanhas, a praia de Itacoatiara ainda oferece uma trilha por uma destas montanhas, de onde se obtém um visual panorâmico da região. Como chegamos já com o sol ardendo e de chinelos, ficamos com medo de fazer a trilha. Mas agora sabemos que é uma trilha fácil, de aproximadamente 30 minutos para ir e 20 minutos para voltar. Pra quem for fazer a trilha, não esqueça de levar água (não existem ambulantes naquela parte) e tênis (algumas partes são lisas e sem mato). O acesso à trilha se faz através de uma entrada numa das ruas do bairro, mais precisamente na última rua do Costão (canto esquerdo da praia), controlada por agentes, já que é uma área de proteção ambiental. A entrada é até as 17 horas, não podendo subir após esse horário.

+ Fotos de Praia de Itacoatiara.

O dia que fomos estava ventando muito e isso foi bem chato, quando o vento vinha levantava muita areia, cobrindo nosso corpo inteiro, era areia no cabelo, no ouvido, nariz, boca…CsV empanado. Quando começou a incomodar bastante, resolvemos dar uma volta e encontramos um mini paraíso (mini lotado paraíso).

Prainha
Prainha
Prainha
Prainha

No canto direito existe um espaço especial chamado “Prainha”, é um lugar onde as formações rochosas fazem uma parede para as ondas, fazendo com que o vento litorâneo dê uma trégua e forme uma “piscininha”. Portanto, esta parte se torna a mais agradável para os pequenos e os medrosos, sendo também a parte mais cheia da praia de Itacoatiara. Queremos muito voltar lá em um dia mais vazio. Ficamos lá por algum tempo antes de levantar acampamento para a próxima atração.

Casal só Viagem
Casal só Viagem

É importante ressaltar que a região foi crescendo muito em pouco tempo assim como o número de visitantes se intensificou demais nos últimos anos, e infelizmente a prefeitura não acompanhou esse crescimento. Alguns resultados disso é que existem poucas lixeiras, poucas vagas para estacionar o carro, além de não existirem banheiros públicos. Mas isso não é motivo pra deixar de conhecer essa praia linda, pra quem quer visitar Itacoatiara e ter um dia mega agradável, fica a dica: tente chegar bem cedo ou ir em dia de semana!

+ Fotos de Praia de Itacoatiara.

Ao sairmos da praia de Itacoatiara seguimos para o Parque da Cidade, mas isso nós deixaremos para contar em outro post. Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram para ficar por dentro das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

2 Comments

  1. To tentando ler o blog todinho. Pegando varias ideias e vou imprimir ate alguns posts de vcs para “trilhar” viagens.. Adorei!
    Continuem escrevendo!

    • Kakaaa!!! Poxa que legal! Esperamos poder ajudar com as informações por aqui. E depois que trilhar vem aqui contar como que foi e nos ajudar com as dicas também!!

Deixe seu comentário: