Continuando nossa viagem por Bombinhas SC, fomos visitar a praia da Tainha. Escondida numa ponta da península, a praia da Tainha fica distante do centro de Bombinhas, mas como nós estávamos em um camping na praia de Mariscal, ela não estava assim tão longe. A pequena praia da Tainha é cercada por mata atlântica e possui lindos costões nas extremidades. Suas águas são claras e calmas e têm tons de verde e azul, atraindo mergulhadores e quem gosta de um mar tranquilo. Seu nome se origina do fato de a praia da Tainha ser o lugar perfeito para a pesca desse peixe.

Praia da Tainha Bombinhas

Leia Mais:
– Conheça a Península de Bombinhas em Santa Catarina
– As belezas da praia de Bombinhas, Lagoinha e a praia da Sepultura -SC
– Veja tudo sobre a Praia de Mariscal, Canto Grande e Conceição em Bombinhas

Como chegar:

O acesso a praia da Tainha não é um dos mais simples de Bombinhas. Por estar localizada em uma área distante do centro de Bombinhas, onde é preciso pegar uma estrada terra com muitas pedras, buracos e fendas abertas pelo tempo, só é possível chegar a praia da Tainha de trilha ou de carro. Se o seu carro for baixo e tiver chovido muito no dia anterior ou alguma adversidade temporal estiver pra acontecer, é melhor contratar um passeio com uma 4×4, ou mesmo fazer a trilha a pé. A trilha é de dificuldade moderada, tem aproximadamente 1700 metros e leva-se em média 1 hora de caminhada. Nós tínhamos alugado no Rio de Janeiro um Renault Duster, o que nos permitiu subir com certa facilidade.

Para chegar até lá, deve-se passar pela praia de Bombinhas e pela praia de Mariscal, seguindo para a praia da Conceição. A estrada de acesso à praia da Tainha está no final da Praia da Conceição. Há uma placa indicando o início dela, bem na esquina do Beach-club e restaurante Vila da Conceição. Após a placa, já se pode ter ideia do que vem pela frente: um morro bem inclinado e esburacado.

Chegando lá, você pode estacionar o carro nas ruas ou mesmo no estacionamento particular que conta com ducha e é 15 reais para passar o dia.

Estrada para a Praia da Tainha

O que esperar da Praia da Tainha

A Praia que você vai conhecer é deslumbrante.  Fomos a praia da Tainha duas vezes nos 8 dias que estivemos em Bombinhas. No primeiro dia, pegamos um tempo bem nublado com cara de chuva. Mesmo com o tempo feio deu pra ver a transparência das águas e a beleza das pedras que rodeiam a praia. É tudo bem desenhado, como uma pintura.

+ Fotos da Praia da Tainha.

Praia da Tainha Bombinhas

Voltamos 3 dias depois e o cenário era outro, o sol forte fazia toda aquela beleza ainda mais viçosa. Não consegui sair do mar, fiquei lá por horas e horas, a água verdinha dando pra enxergar o pé já era suficiente pra fazer o dia mais que perfeito. Mas ainda fomos abonados por uma surpresa muito boa. Um show de uma família de golfinhos no mar, a uns 10 metros de nós. Eles chegaram e tomaram toda a atenção da praia, com seus saltos acrobáticos e simpatia clássica. Muitos que estavam de stand up padle e jet-ski chegaram muito perto deles. Dizem que por lá é bem comum deles aparecerem, assim como baleias.

Praia da Tainha Bombinhas-SC

Opções de Lazer na Praia da Tainha:

A praia da Tainha é calma e límpida, nos oferecendo diversas opções de lazer para passar o dia. Existem os serviços de aluguéis de snorkel, pranchas de stand up padle, caiaques, etc. Nós alugamos caiaques pra tentar uma aventura. O preço do aluguel por uma hora foi de R$ 15,00. Deu pra garantir muita diversão, pelo menos para mim. O Thiago infelizmente não se descobriu uma pessoa equilibrada, não conseguindo parar nem cinco minutos em cima do caiaque. Foi desastroso, mas garantiu boas risadas! O preço do aluguel da prancha de stand-up estava por 50 reais 30 minutos.

Aonde comer

Nos dois dias que estivemos por lá, preferimos comer perto do camping, ou até mesmo cozinhar, por ser mais em conta. Mas existem opções de restaurantes na beira da praia da Tainha, alguns até servem drinks enquanto você se bronzeia na areia. Um restaurante muito conhecido por lá é o Pôr do Sol, localizado na estrada de acesso a praia, logo que começa a descida em direção a praia. Por lá o ponto forte é o visual panorâmico da praia da Tainha. O preço médio dos pratos nos restaurantes da praia é de R$40,00.

Mirantes

No caminho para a praia da Tainha existem alguns mirantes. O pessoal do camping nos indicou o Mirante 360º, o mesmo fica em área particular e é cobrada uma taxa de preservação de R$ 10,00 para a caminhada até o mesmo. Quando nós fomos ele estava fechado, então procuramos um mirante alternativo e acabamos achando um morro na estrada com uma vista linda. Com cuidado você também pode fazer o mesmo, desbravando seu mirante particular. Depois que descemos do nosso, havia uma fila para subir e apreciar a vista!

Mirante Estrada para a Praia da Tainha

Sendo uma praia maravilhosa com mirantes lindos e ainda com a surpresa dos golfinhos, a praia da Tainha foi eleita por nós como uma das mais belas de Bombinhas, você não deve deixar de conhecê-la ao visitar o litoral catarinense. Selo de recomendação do CsV!

+ Fotos da Praia da Tainha.

Não deixe de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

3 Comments

1. Larissa Otto Reply

Já conheci várias praias de SC, mas bombinhas e tainha nunca tive a oportunidade. Me parece ser bem bonita tbm. Ajudando o amigo acima, qd fui p/ a europa, contratei o plano EuroCard, desta seguradora: http://www.touristcard.com.br Eu gostei. bjs

2. Ruan Souza Reply

Bombinhas é mto legal! Já fui. Ótima dia. Mudando de assunto e aproveitando que o blog fala sobre viagens, alguém conhece um bom seguro viagem? Vou pela primeira vez p/ a Europa e vi que o seguro é obrigatório. abç

• Oi Ruan, tudo bem? Até conheço alguns, mas nunca utilizei para poder lhe indicar. Quando fiz meu intercambio para Los Angeles, fechei o seguro junto com a agência e não lembro o nome. Mas se você der uma pesquisada em outros blogs, com certeza irá encontrar muitas indicações. Um grande abraço