Por que viajar? O que te inspira a sair da zona de conforto, visitar outros lugares, experimentar diferentes comidas e conhecer novas pessoas?

Tudo começa com um sonho. Se você tiver fortes razões para fazer o que você realmente quer, seus sonhos se transformarão em realidade. Assim é uma viagem. Uma profunda aventura que começa com um sonho.

Viajar é muito mais do que tirar aquela linda selfie em frente a Torre Eifel e postar no Facebook para ganhar muitas curtidas. Tá beleza que é bacana mostrar suas fotos e experiências para os amigos na internet, mas quando viajamos, provavelmente existe uma razão muito mais profunda por trás disso. Viajar nos permite escrever nossa própria história e a criar uma vida rica de grandes experiências e belas memórias.

Salar de Uyuni Bolívia
Salar de Uyuni Bolívia

Não importa quantos lugares ou países você já conheceu. O que realmente importa é o quão profunda foi a sua passagem pelo local (ou se preferir: sua passagem pela vida). Na maioria das vezes, a felicidade está em saber aproveitar as coisas simples. Isso também vale para uma viagem.

Nem sempre é preciso fazer os melhores passeios turísticos, ou mesmo comer nos melhores restaurantes. Ver o nascer ou o por do sol, caminhar por uma praia, fazer um picnic num parque, passear por um bairro que você ainda não conhecia, ou simplesmente ver o mundo passar em um copo de café numa esquina movimentada, pode ser tão enriquecedor quanto. Às vezes nem é preciso sair da sua cidade, basta um simples olhar diferente para o meio em que você vive.

Enfim, é só abrir sua mente! Quando estamos dispostos a aprender novas coisas e a dar um novo olhar às coisas “velhas”, o potencial de crescimento da nossa vida passa a ser ilimitado. Talvez essa seja a principal razão de o porquê viajamos. Durante uma viagem, ficamos expostos a uma gama de diversidades que nos faz confrontar nossas ideias, nos forçando a abrir nossa mente a novas culturas e diferentes maneiras de pensar. Viajar nos tira da nossa zona de conforto, nos obriga a experimentar coisas novas, conhecer pessoas diferentes e a expandir nossos horizontes.

Não acredite em tudo que dizem os jornais. As pessoas, no seu geral, são boas. Em uma viagem, nossas melhores descobertas e experiências vêm de pessoas que menos esperamos e que encontramos na estrada. Acredite no poder da “Gentileza” e se abra! Como dizia um profeta do Rio  de Janeiro “Gentileza gera Gentileza”. Atos de gentilezas são reconhecidos em quaquer lugar do mundo e em qualquer língua. Um simples aceno de bom dia, ou uma reação de gratidão, quebram muitas barreiras. Interaja com os locais e também com outros viajantes. Pergunte questões sobre suas culturas e crenças. Escute atentamente. Faça a sua missão aprender o máximo que puder. E não se esqueça de compartilhar sua própria cultura, mostrar que apesar de todas as diferenças, somos todos parecidos. Você é um embaixador do seu país (ou região), represente da melhor maneira possível!

Viagem pelo Uruguai
Viagem pelo Uruguai

Afinal, a vida é feita de momentos. São eles que formam nosso caráter e deixam marcas durante a vida inteira. Não existe passado nem futuro, a vida só existe agora. Se faça presente e experimente cada momento com paixão. Saia de frente do computador, desligue o celular e se permita vivenciar o mundo pelos seus cinco sentidos. Experimente a vida ao invés de experimentar as coisas

Aquele carrão que você comprou, ou aquela linda bolsa de marca, são apenas gastos. Após 20 anos, garanto que não terão feito diferença na sua vida e que será uma memória esquecida. Mas aquela viagem que você acampou numa belíssima praia deserta e simplesmente dormiu na areia embaixo de um céu estrelado, ou quando você venceu seu medo e realizou algo que te apavorava, ou aquele instante em que você voltou a ser criança e dançou na chuva como se não houvesse amanhã, ou mesmo os sabores das comidas exóticas que você já provou. Ahhhh, isso sim vai ficar marcado em suas lembranças. Isso sim vai marcar toda sua vida.

Afinal, gestos como esses, sacodem a nossa vida, despertam nossa criatividade e nos ajuda a descobrir talentos e sentimentos muitas vezes escondidos. É a busca pelo autoconhecimento. O verdadeiro crescimento vem ao vencer os nossos limites. Por isso viajar é um investimento e não um gasto. Um investimento em você, na sua felicidade.

Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia

Portanto, viaje mais! Não importa para onde. Apenas vá! Mas quando voltar, não se esqueça de dividir todo seu aprendizado e conhecimento. Não guarde essas memórias trancadas. Saiba que você é um privilegiado! Use disso para fazer o mundo um lugar melhor. Seja a mudança! Mantenha vivas suas experiências e ajude a inspirar outros a fazerem o mesmo. Deixo aqui um poema que escrevi numa dessas “viagens” da vida

Só Viagem

Viver para viajar
ou
viajar para viver?
Eis a questão!

Somos todos viajantes!
Viajantes do desconhecido,
do destino do acaso!
Viajantes da vida!

Viagem, essa, sem volta
Excitante! Apavorante!
Cheia de obstáculos e mistérios
Repleta de perguntas
sem respostas

Afinal, a vida é ou não é uma viagem?
Viajando em nossas mentes
podemos achar
que tudo não passa de imaginação
de uma pura ilusão!

Mas fique calmo
Viva o agora!
Sinta o momento!
Pois quando chegar a hora
saberás que nada foi em vão.

Thiago Villa Verde.

Esperamos ter inspirarado você a criar mais experiências memoráveis de viagens. Se você gostou do post e acha que ele também pode inspirar algum amigo ou conhecido seu, peço que compartilhe-o. E para saber de todas as novidades, nos acompanhe pelo Facebook, Twitter e Instagram.

Beijos e abraços.

CsV

 

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

3 Comments

  1. Fernanda Freire Reply

    Belo texto!
    Me inspirou muito e me estimulou a viajar ainda mais

Deixe seu comentário: