Tradicional ponto de encontro aos sábados em São Paulo, a Feira Benedito Calixto existe desde 1987 e é hoje uma referência cultural e intelectual da cidade. Conhecida como uma das melhores feiras de antiguidades e artesanatos do Brasil, o evento atualmente faz parte do calendário turístico da cidade.

Tivemos a chance de conhecer esse reduto paulista durante o 1º Explora Sampa Weekend, realizado pelo site Explora Sampa, e confesso a vocês, foi um dos passeios mais interessantes durante todo o evento. É um lugar onde ferve cultura.

Uma mistura de antiquário, com brechó e galeria de arte, a Feira Benedito Calixto reúne barracas de artesanato, obras de artes, antiguidades e artigos e acessórios relacionados a moda e design, são mais de 320 expositores. Isso sem contar as barraquinhas gastronômicas que oferecem vários quitutes e os shows de chorinho e outros gêneros musicais que completam o clima amistoso.

Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto - Foto Jr Caimi
Feira Benedito Calixto – Foto Jr Caimi

Como chegar:

Localizada no bairro de Pinheiros, a Feira da Praça Benedito Calixto acontece das 9 às 19 horas todos os sábados do mês. O estacionamento e o trânsito em seu entorno são bem tumultuados, a dica é usar o transporte público. O metrô mais próximo é a estação Clínicas da linha dois, fica a cerca de 1,2 km da Feira Benedito Calixto.

Para quem pega a linha 4 do metrô, a melhor opção é saltar na estação Fradique Coutinho que fica 1,3 km da praça. Já quem vem das linhas de trem da CPTM, deve saltar na estação Pinheiros, e trocar para linha 4 do metrô ou então pegar o ônibus 177Y-10 e saltar no primeiro ponto da Rua Henrique Schaumann, bem pertinho da praça.

Onde comer:

Comida é o que não falta na Feira Benedito Calixto. Além da praça de alimentação que conta com várias barraquinhas oferecendo os mais diversos quitutes deliciosos, o entorno da praça também tem bons lugares para bater um rango. São opções desde cafés numa pegada cult, lanchonetes e barzinhos descolados, e restaurantes dos mais diversos estilos para agradar a todos os gostos.

No meio dessa orgia gastronômica, a convite do evento 1º Explora Sampa Weekend, nós fomos parar num dos restaurantes mais interessantes em quem já estivemos. Localizado no quintal de uma galeria que reúne expositores de artes, moda e design, mais conhecida como “Feira Como Assim?!”, o restaurante, de mesmo nome da feira, além de oferecer um clima agradabilíssimo com um estilo bem rústico e música ao vivo, também serve deliciosas refeições caseiras.

+ Fotos da Feira Benedito Calixto.

Durante a semana as refeições são a base de arroz, feijão, salada, legumes e duas opções de pratos, já aos finais de semana os pratos principais são feijoada, strogonoff, escondidinho e outras maravilhas como carne de sol com macaxeira e deliciosos petiscos.

De entrada, provamos uma porção de bolinho de arroz que era magnífico. No prato principal, eu comi a carne de sol e a Lais o escondidinho de carne seca, ambos estavam uma delícia e, apesar de não vir acompanhamentos como arroz e salada, os pratos vieram muito bem servidos (nem consegui comer o meu inteiro). Os preços dos pratos individuais variam entre R$25,00 a R$40,00, o que é muito justo por tudo que é oferecido. Foi uma experiência fantástica! O ambiente, o atendimento e a comida são ótimos, super recomendamos.

Restaurante Como Assim - Foto Jr Caimi
Restaurante Como Assim – Foto Jr Caimi
Restaurante Como Assim - Foto Rafael Leick
Restaurante Como Assim – Foto Rafael Leick

O que fazer:

Além de passear pelo mar de barraquinhas que oferecem uma coisa mais interessante do que a outra, a Feira Benedito Calixto e seu redor, são palco de vários outros atrativos culturais. Para você não perder nada, veja tudo o que rola.

– Feira “Como Assim?!”:

Localizada na Praça Benedito Calixto 158/162, a Feira “Como Assim?!” é um novo conceito de feiras modernas de artesanatos que começou em Londres e foi exportado e adaptado ao Brasil pelo empresário Tedd Albuquerque. A feira começou reunindo criadores de moda e design num estacionamento do bairro Jardins. Com o tempo o movimento abriu uma galeria no Shopping Center 3, na Rua Augusta, e na Praça Benedito Calixto.

+ Fotos da Feira Benedito Calixto.

Um lugar incrível! Uma galeria de 3 pisos e fachada multicolorida, com um design descolado que lembra uma rua de comércio, com postes de luzes para a iluminação, placas de identificação que remetam a placas de ruas e o piso que parece asfalto. A Feira “Como Assim?!”  da Praça Benedito Calixto, foi desenvolvida com intuito de ser “um espaço alternativo que misturaria moda, arte, sustentabilidade, gastronomia, solidariedade e cultura em todas as suas vertentes”. Saiba mais.

Feira Como Assim - Foto Jr Caimi
Feira Como Assim – Foto Jr Caimi
Feira Como Assim
Feira Como Assim
Feira Como Assim - Foto Rafael Leick
Feira Como Assim – Foto Rafael Leick

– Chorinho na Praça:

Todos os Sábados, a partir das 14:30, na praça de alimentação da Feira Benedito Calixto, os músicos Canário e Seu Regional comandam o tradicional chorinho que rola até as 18:30. A música é de primeira qualidade.

+ Fotos da Feira Benedito Calixto.

– Autor na Praça:

Projeto que acontece duas vezes no mês, também aos sábados, onde autores fazem os lançamentos de seus livros e aproveitam para bater um papo com os frequentadores da feira.

– Passear nas redondezas da praça:

O passeio pelo entorno da Feira Benedito Calixto também é muito agradável. São lojinhas que vendem vários objetos descolados, lojas de decoração bem refinadas, diversos barzinhos, galerias vendendo mais artesanatos, algumas bandas de rua fazendo um som muito bom e até um Espaço Cultural Alberico Rodrigues, que é uma galeria de arte, sebo, teatro, livraria e cafeteria.

Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto
Feira Benedito Calixto

Dicas importantes:

  • Para quem pretende ir de carro ou quem deseja almoçar na praça de alimentação da Feira Benedito Calixto a principal dica é: chegue cedo. Assim você evita a luta por estacionamento e as filas nas barraquinhas.
  • Outra dica importantíssima, tanto para quem vai para comer ou comprar é que a maioria das barracas da Feira Benedito Calixto só aceitam dinheiro vivo. Algumas até aceitam cheque.
  • A Feira Benedito Calixto acaba sempre as 19 horas, mas quem deseja dar uma esticada na noite, a dica é ficar no barzinho da esquina da praça que fica lotado com a galera que saiu da feirinha.
  • Para saber o que mais rola na Praça Benedito Calixto, dê uma olhada em seu site oficial.

Bem galera, isso é só o começo. Cola com a gente que vamos continuar passando dicas imperdíveis para você curtir São Paulo de um jeito diferente!

————————————————————————————————————————————————————–

Curtiu o post?

Então não deixe de compartilha-lo e de seguir a gente no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais para te passar!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

Deixe seu comentário: