Sabemos que muita gente morre de vontade de acampar, mas tem medo, preguiça ou mesmo não se sente preparado para um camping. Por isso, hoje, resolvemos te ajudar e passar 7 dicas para acampar sem passar perrengue e nem pagar mico. Quem nos acompanha a algum tempo, deve ter percebido que somos apaixonados por camping e sempre que possível estamos armando nossas barracas em busca de novos lugares. Acreditamos que acampando você entra em contato direto com a natureza, troca diversas experiências e faz muitas amizades. Então vamos lá para as dicas!

Camping Serrinha do Alambari
Dicas para Acampar Serrinha do Alambari

1ª Dica – Planeje-se:

Essa é uma das principais dicas para acampar sem ter problemas. Todo acampamento exige um bom planejamento. Procure e pesquise bem sobre o local. Se for sua primeira vez, opte por campings com uma estrutura básica e de fácil acesso. Veja a previsão do tempo e tente ir em dias sem chuva. Acampar com chuva exige um pouco mais de planejamento e equipamento. Escolha bem sua barraca e não se esqueça de montá-la antes para verificar se está tudo ok.

2ª Dica – Leve apenas o que você considera essencial, mas leve alguma coisa:

Quando começamos a acampar, nós não levávamos nadinha de nada. Apenas um colchão inflável já era suficiente para nossa felicidade. Mas fomos percebendo que existem formas de melhorar a qualidade do seu acampamento levando algumas coisinhas coringas com você! Utensílios como: lanternas; canivete; papel higiênico (a maioria dos campings não oferecem); lonas para forrar no chão ou colocar sobre a barraca; extensão elétrica; ventiladores de barraca, repelente; e kit primeiro socorros, são objetos que podem melhorar ainda mais sua estadia!

3ª Dica – Escolha bem o local para montar a barraca:

A maioria dos campings costumam ser grandes e terem o espaço livre para o campista escolher onde quer se alojar. Procure lugares planos, que não tenham galhos, raízes, pedras e buracos. Tente aproveitar a sombra das árvores. Busque informação com o proprietário ou outros campistas sobre onde o sol nasce e se põe, onde tem o risco em alagar caso chova, onde tem formigueiro, e tudo que você achar necessário. Não tenha vergonha em perguntar.

4ª Dica – Feche a barraca:

Essa dica é essencial para quem está acampando pela primeira vez. Na grande maioria das vezes, os campings ficam em contato  direto com a natureza, e se você der mole com a barraca aberta, os mosquitos não vão te perdoar. Portanto essa é a regra básica de todo acampamento: entrou fechou, saiu fechou. Deixe sempre a barraca fechada! Isso também evita a entrada de outros bichos como aranhas, formigas entre outros.

Praia de Palmas Ilha Grande
Dicas para Acampar Praia de Palmas Ilha Grande

5ª Dica – Relaxe e Interaja:

É isso mesmo: Relaxe e Interaja! Campings, no seu geral, são espaços comunitários a céu aberto, por isso você está sujeito a bichinhos, terra ou areia na barraca, filas para o banheiro, entre outras coisinhas que só fazem diferença quando nosso humor não está bom. Tudo é a maneira que você encara a situação. Aproveite os momentos que te tirariam do sério para refletir sobre sua vida e abrir um pouco mais a sua mente. Lembre-se que você está ali para relaxar, para curtir dias sem compromissos, reuniões ou preocupações e aproveitar a oportunidade para fazer novos amigos. Saiba que um dos maiores valores associados a prática de camping são a cordialidade e o respeito. Nos acampamentos as pessoas se ajudam, trocam experiências, e são simpáticas umas com as outras.

6ª Dica – Cuide bem das suas coisas:

Estamos em um espaço coletivo, e não é legal encontrar coisas jogadas pelos cantos, sabonetes aleatórios no banheiro, e qualquer outra coisa que não está no lugar mais adequado. Principalmente lixo! Sempre separe uma sacolinha perto de sua barraca para jogar seus lixinhos e depois jogue no lugar certo. Muitas vezes são cedidas panelas da cozinha para os campistas cozinharem, lembre-se de sempre lavá-las e deixar sempre tudo como encontrou. Aos fumantes, apaguem o cigarro e joguem nas sacolinhas, é muito ruim você andar descalço e encontrar cigarros, papeis de balas e outras coisinhas. Portanto, cuide bem de tudo que é seu: suas coisas; seu lixo; seu espaço. Cuidar bem das suas coisas também se aplica a seus pertences. Nós nunca tivemos nenhum problema quanto a furtos nem nada do tipo (Graças a Deus!). Mas já ouvimos algumas histórias de pessoas que deixaram as câmeras carregando sem nenhum tipo de atenção e quando voltaram não estavam mais lá, então tenha cuidado com seus pertences, mas sem nóia. A maioria mais que absoluta, está ali está pelo mesmo motivo que você: curtir!

7ª Dica (a mais importante) – Curta a natureza, se entregue a ela:

A maior vantagem do camping é entrar em contato direto e total com a natureza. Como a barraca não é o lugar mais confortável do mundo, você não dorme tanto tempo como nos hotéis e não se rende a piscina, sauna ou outras coisas que possam te tirar a atenção do seu real objetivo: conhecer um novo lugar! Assim que o sol nasce e encontra sua barraca você já sente vontade de sair, é um despertador natural muito eficaz. Além disso os campings são geralmente perto das praias, cachoeiras etc, e quando você acorda já pode dar um bom dia daqueles para o universo.

Praia do Sono
Dicas para Acampar Praia do Sono
Camping é uma atividade muito bacana, com os equipamentos adequados, uma barraca bacana e nossas dicas para acampar, você vai ter dias completamente inesquecíveis aproveitando 100% do lugar. A interação entre tudo e todos é muito grande. Você conhece pessoas de vários lugares e diversas culturas, aprende sobre o local e troca muita experiências que te acompanharão a vida toda. Aproveite sua estadia no camping, com certeza ela será inesquecível! Curtiu o post? Então segue a gente no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais pra dar! Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

2 Comments

  1. [email protected] Reply

    Excelente dicas, parabéns! !!!
    Muito útil.

Deixe seu comentário: