Quando falamos em mirantes, primeiramente nos vêm na cabeça paisagens deslumbrantes, mas em seguida pensamos nas longas subidas e nas caminhadas exaustivas pelas trilhas íngremes que nos separam destes belos visuais (cansa só de imaginar!). Mas nem sempre é assim.

Além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar que praticamente não exigem esforço, somente paciência nas filas, o Rio de Janeiro possui vários mirantes de acesso molezinha, basta descer do carro. Hoje nós vamos mostrar os 7 melhores mirantes para os preguiçosos de plantão. E o melhor de tudo é que todos eles são 0800!

1º) Vista Chinesa:

Vista Chinesa
Vista Chinesa

Nosso primeiro mirante está localizado no Alto da Boa Vista e faz parte da área do Parque Nacional da Tijuca. Com um estacionamento bem ao lado, a Vista Chinesa exige somente alguns passos para se atingir o mirante, sendo ideal para os mais molengas.

Em estilo oriental, o mirante foi construído entre 1902 e 1906 para prestar homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no século XIX. A Vista Chinesa proporciona deslumbrantes paisagens da Lagoa Rodrigo de Freitas, das praias da Zona Sul do Rio de Janeiro e do Morro Dois Irmãos.

Para saber mais sobre a Vista Chinesa, entre aqui.

2º) Mesa do Imperador:

Mesa do Imperador
Mesa do Imperador

O segundo mirante é situado 700m à cima da Vista Chinesa e também possui um estacionamento ao lado. Uma ótima vantagem, pois sem escorrer uma gota de suor se conhece duas vistas sensacionais. A Mesa do Imperador, desde o império era utilizada por vários preguiçosos, quer dizer, nobres e burgueses da época. Dom Pedro II constantemente descansava no mirante durante seus passeios pela Floresta da Tijuca, por isso do nome.

3º) Mirante Dona Marta:

Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta

Uma das melhores paisagens do Rio de Janeiro, o Mirante Dona Marta, com sua posição geográfica privilegiada em seus 364 metros de altitude, oferece uma vista detalhada da Cidade Maravilhosa. Seu acesso se faz pela mesma estrada que dá acesso ao Corcovado, basta seguir as placas.

Apesar de também haver um estacionamento, este mirante irá exigir um pouquinho de esforço, que para os mais sedentários pode deixar a testa suadinha. Do estacionamento até o mirante é necessário subir alguns lances de escada, absolutamente nada de mais, somente um passinhos.

Para saber mais dicas do Mirante Dona Marta clique aqui.

4º) Parque Penhasco Dois Irmãos:

Parque Penhasco Dois Irmãos
Parque Penhasco Dois Irmãos

Este parque é realmente para quem não gosta de fazer nenhum esforço, todas suas instalações são acessíveis de carro. Localizado no Leblon, o parque oferece 4 mirantes com lindas vistas das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador, além da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Como nos dois primeiros mirantes, pouquíssimos passos separam o estacionamento das belas paisagens. No Parque Penhasco Dois Irmãos ainda é possível desfrutar da estrutura de banheiros e bebedouros. E se você der uma animada, saiba que esse mirante pode ser o local ideal pra uma caminhada, corrida ou andada de bike. Todas essas dicas estão em nosso post sobre o Parque Dois Irmãos.

5º) Mirante do Pasmado:

Mirante do Pasmado
Mirante do Pasmado

Não pasmem! Pode parecer pintura, mas essa linda foto do Pão de Açúcar foi tirada do Mirante do Pasmado. Localizado em Botafogo, o Mirante do Pasmado, assim como os outros, também conta com um estacionamento que lhe deixa muito próximo dessa linda paisagem. Alguns passos e 3 pequenos degraus, separam você de uma bela praça cercada por árvores floridas e um fantástico visual.

O Mirante do Pasmado é o lugar ideal para exercer seu ócio. Com muitas sombras e bancos pela praça, é ótimo para quem quer relaxar um pouco, dar uma fugidinha do caos da cidade, refletir sobre a vida bebendo uma água de coco, ou simplesmente ter uma tarde de contemplação. Se quiser saber mais sobre esse lugar, veja nosso post do Mirante do Pasmado.

6º) Parque da Cidade em Niterói:

Parque da Cidade em Niterói
Parque da Cidade em Niterói

Apesar desse mirante não ser na cidade do Rio de Janeiro, ele tem que estar na nossa lista porque além de ter o que todo preguiçoso adora em um mirante, o acesso fácil, o Parque da Cidade tem uma das vistas da Cidade Maravilhosa mais sensacional que já presenciamos e um pôr do sol que está entre os mais belos que já tivemos a oportunidade de curtir.

Localizado no topo do Morro da Viração em Niterói, o parque conta com um estacionamento gratuito lá em cima, tornando sua visitação molezinha. Você só terá que andar entre os dois mirantes que o parque possui. Um tem a vista das praias oceânicas de Niterói e o outro um incrível visual da cidade do Rio de Janeiro. É muita beleza em um só lugar, veja todas as dicas no nosso outro post do Parque da Cidade.

7º) Mirante da Paz no Cantagalo:

Mirante da Paz
Mirante da Paz

Um elevador panorâmico e mais dois lances de escadas, na saída da estação do metro General Osório, te levam ao espetacular Mirante da Paz. Fala aí, é ou não é para preguiçosos? Não precisa nem pegar o carro.

São 360º de paisagens magníficas das praias do Arpoador, de Ipanema e do Leblon, além do Morro Dois Irmão, o Cristo Redentor e a própria favela do Cantagalo. Esse mirante não tem desculpas para não conhecer. Todas as informações necessárias estão em nosso post sobre o Mirante da Paz.

E ai o que vocês acharam? Os mirantes são ou não são bons para os preguiçosos? É um show de belezas fáceis de apreciar. E agora você não tem mais desculpas pra conhecer a cidade por um outro ângulo! Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

10 Comments

  1. Olá! Há tempos queria ter escrito e nunca arrumava tempo. Quero imensamente agradecer a resposta imediata e o incentivo. Mostrei até o texto ao meu esposo. Nos animamos bastante! Ainda não fomos em nenhum dos que relatou acima, mas iniciamos com a caminhada pela pista da Urca. Foi uma deliciosa tarde com a família. Nosso próximo passeio marcado será a sua dica: parque da cidade em Niterói,
    Continuem com o blog pois é ótimo!!!! Obrigada mais uma vez!!!!

    • Oi Roseane. Nossa é muito legal saber disso. Muito obrigado por ter nos dito. Sempre buscamos inspirar nossos leitores a explorar sua área, sua região. A região da Urca é incrível, essa caminhada é super agradável. Se vocês um dia se animarem, ali da pista, parte uma trilha de nivel fácil, de mais ou menos uns 40 minutos, até o Morro da Urca, de onde se tem uma vista incrível. Se quiser saber mais, dê uma olhada em nosso post de lá: http://www.casalsoviagem.com/trilha-morro-da-urca/.

      Bem, também tenho certeza que vocês vão adorar o Parque da Cidade, o visual é simplesmente magnífico. Muito obrigado por deixar aqui a sua experiência, isso nos incentiva a cada vez mais seguir em frente.

  2. Adorei o site!! Estou indo para o Rio e fiquei super interessada na trilha do morro dois irmão, me tira uma duvida, vocês acharam perigoso transitar no final da tarde la? Quais dicas vocês dão?

    • Oi Thereza, tudo bem? Muito bom saber que gostou do site, é um grande incentivo para seguirmos em frente. Então, a nossa experiência no Vidigal e no morro Dois Irmãos foi muito boa. Saimos de lá já a noite e descemos toda a comunidade a pé. Foi tudo super de boa. Mas como em vários outros lugares do Rio de Janeiro, é sempre bom ficar atento. Pois como em outras trilhas, há alguns relatos de assaltos na trilha do Morro Dois Irmãos. Procure ir com algum grupo e nos finais de semana, quando o fluxo de turistas pelo Vidigal e a trilha é maior. Já a comunidade em si é possível percorrê-la de moto táxi, ou de táxi. Se quiser anadar pelo Vidigal, sempre opte pela ruas mais movimentadas. E se você ficar em algum barzinho até mais tarde e não quiser descer andando, fale com o pessoal do bar, que eles com certeza terão o telefone de algum táxi ou moto táxi que te pegará lá. Bom acho que é isso. Espero ter ajuudado. Se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar. 😉

  3. Roseane Xavier dos Santos Vanil Reply

    Ola. Amei isso TUDO. Mas, como uma boa carioca que sou, o que vc tem a me dizer sobre a segurança desses lugares? Tenho 3 filhos pequenos e meu marido fica super, hiper, ultra preocupado sobre isto, O único local que nos animamos (por causa do perigo) é o parque da cidade em niteroi. Aguado seu retorno. Bjao.

    • Olá Roseane, tudo bem com vocês e os 3 pimpolhos? Espero que sim!!!

      Então, vou te falar minha opinião mais que sincera de todos esses lugares.

      1) Vista chinesa- se você for em horários de pico (tipo final de semana e feriado) sempre vai estar bem cheio e provavelmente com bastante policiamento. Já fui lá diversas vezes e sempre achei bem seguro, acho importante só não ir em horários que pode estar muito vazio.

      2) Mesa do imperador- como ela fica na mesma estrada da Vista Chinesa, digo a mesma coisa pra ela, em horários cheios sempre é tranquilo.

      3) Mirante Dona Marta- Eu acho o mais lindo de todos, e que rende as melhores fotos! Ele também é bem seguro, sempre policiado e como é caminho pro Cristo Redentor, está sempre cheio.

      4) Parque Dois Irmãos- Costuma ficar mais vazio, porém sempre há guardas municipais no parque e volta e meia tem uma ronda de polícia. Você pode estranhar a passagem de motos pois o parque também serve de entrada para a pacífica comunidade Chácara do Céu. Nós sempre caminhamos e andamos de bike por lá e nunca houve nada nem nunca ouvimos falar.

      5) Mirante do Pasmado- Apesar de termos ido poucas vezes nesse mirante, todas as vezes que fomos foi bem tranquilo. Realmente nenhuma vez vimos policiamento, mas o mirante conta com 3 quiosques que durante o dia ficam abertos, além de o estacionamento do mirante ser ponto de descanso de vários taxistas, portanto o mirante costuma sempre ter gente.

      6) Mirante da Paz – Apesar de ficar na entrada da comunidade Cantagalo, o Mirante da Paz é bem seguro. Ele fica na saída do metrô de Ipanema, e basta você pegar um elevador, dentro da estação do metro mesmo e subir mais dois lances de escada. O elevador e muito utilizado por moradores da comunidade, a entrada para o Cantagalo fica a alguns metros do Mirante.

      7) Parque da Cidade – esse mirante, como você mesmo já sabe, é bem segur. Também sempre tem guardas municipais e rondas da polícia e é realmente muito lindo.

      Bom acho que é isso. Espero ter te ajudado e incentivado a conhecer esses lugares. Depois que visitá-los, não deixe de nos contar como foi a experiência.

      Abs

  4. Acho tudo muito lindo e maravilhoso, fico cheia de vontade e com receio de ir nesses lugares. Sei que alguns deles são locais de pouco movimento e “isolados”. Já tentei taxista para levar na Vista Chinesa e não consegui. Quem sabe quando voltar ao RJ, dê mais sorte. Ainda faltam 6 mirantes para visitar…hehehe. Gostei do post. Abraços

    • Oi Neca.

      Realmente os mirantes são lindos, mas de difícil acesso para quem está sem carro. Vale muito pegar um taxi para ir conhecê-los. Da próxima vez tente reserva em alguma cooperativa de taxi que adite o taxímetro.

      Abraços.

Deixe seu comentário: