Sabe aquela sensação de nostalgia? Aquela sensação que traz de volta uma memória de um tempo muito feliz? Pois bem, assim foi a nossa viagem a Chapada dos Veadeiros. É muito raro nós voltarmos em um mesmo destino, mas como a Chapada é um lugar que realmente nos marcou, não aguentamos de saudade e partimos novamente para desbravar as belezas do cerrado brasileiro.

Logo, agora acreditamos que já podemos falar com muita propriedade: VOCÊ TEM QUE CONHECER ESSE PARAÍSO! O lugar é realmente surreal, além de toda as belezas cinematográficas, a energia que envolve essa região não tem explicação. E por isso, para te inspirar e incentivar a visitar esse destino encantador, resolvemos criar essa lista com 5 motivos para você conhecer a Chapada dos Veadeiros. Agora não vai ter mais desculpas.

1º) Cachoeiras paradisíacas:

Quem não gosta de se banhar nas quedas de uma cachoeira? Acho que tudo mundo né? Ainda mais se o cenário for paradisíaco.

Como já falamos em nosso post com As Principais Dicas para Conhecer a Chapada dos Veadeiros, por causa de suas nascentes de águas cristalinas, essa região abençoada é conhecida como o Berço das Águas. Não é à toa que são tantas cachoeiras paradisíacas. Para você ter uma noção, a Chapada dos Veadeiros abrange 8 cidades. Ou seja, guarda muita preciosidade de esbugalhar os olhos. Dá uma olhada e vê se não é verdade.

Cachoeira Loquinhas
Cachoeira Loquinhas
Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Santa Bárbara
Cachoeira Rei do Prata
Cachoeira Rei do Prata

Leia Também:
– Conheça a Vila de São Jorge Chapada dos Veadeiros
– Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
– Tudo sobre Alto Paraíso Chapada dos Veadeiros
– Todas as dicas sobre Cavalcante Chapada dos Veadeiros 

É ou não é um cenário paradisíaco? E essas são apenas algumas amostras. São tantas cachoeiras escondidas que é preciso mais de meses, talvez até anos, para desbravar tudo. Para falar a verdade, acho que só mesmo quando inventarem o tele transporte. Pois segundo um de nossos guias nessa viagem, há cachoeiras tão escondidas na Chapada, que para chegar a elas é quase impossível.

2º) Paisagens e visuais deslumbrantes:

Claro que não podia faltar aqueles visuais de tirar o fôlego, né? Senão, não estaríamos falando da Chapada. Afinal, a região é cheia de chapadões que proporcionam vários mirantes sensacionais. Para completar, a vegetação e as cores do cerrado, dão um toque de beleza a toda a paisagem.

E o melhor de tudo é que nem é preciso tanto esforço para curtir uma paisagem deslumbrante. Muitos mirantes são acessíveis de carro, como o Jardim de Maytrea na estrada a para São Jorge. Basta parar o carro, andar alguns passos, e pronto! Você com certeza estará comtemplando um belo visual, ou mesmo um magnífico pôr do sol.

Jardim de Maytrea
Jardim de Maytrea
Mirante na Trilha do Rio do Prata
Mirante na Trilha do Rio do Prata

3º) Infraestrutura:

Esse é outro ponto muito importante. Às vezes muita gente se engana, achando que porque a Chapada dos Veadeiros é um destino “roots” (como diz a gíria), vai chegar lá e só encontrar camping ou pousadinha em casa de morador. Claro que não é assim. Atualmente a Chapada dos Veadeiros vem sendo um destino cada vez mais buscado. Parece que os brasileiros, e alguns poucos gringos, começaram a descobrir as belezas que esse nosso cerrado esconde.

Logo, as principais cidades da região, Cavalcante e Alto Paraiso, e o distrito de São Jorge, já contam com uma boa oferta de pousadas e restaurantes. São opções para todos os gostos e preços, desde campings e hostels, a hotéis luxuosos. E como a região tem um lado místico, muitas pousadas oferecem propostas bem bacanas, como é o caso da Pousada Aruanã em Cavalcante.

Localizada no meio do cerrado, cercada por montanhas e pedreiras, a pousada tem o intuito de te fazer descansar, relaxar e entrar em contato com a natureza, prezando sempre por um ambiente que remeta paz e tranquilidade. Sem abdicar do conforto, a pousada consegue colocar um toque de leveza e simplicidade em seus espaços com sua decoração indiana, e transformar o lugar é um verdadeiro ambiente zen.

Isso também vale para o café da manhã. Com uma mesa farta de produtos integrais, veganos e sem glúten, a pousada consegue oferecer um café da manhã delicioso, saudável e equilibrado. Tudo o que você precisa para começar bem um dia cheio de trilhas. Tivemos a oportunidade em desfrutar duas maravilhosas diárias durante na Pousada Aruna. Foi inesquecível, e super recomendamos (veja nosso review).

Pousada Aruana
Pousada Aruana
Pousada Aruana
Pousada Aruana

4º) Aventuras radicais:

Para os mais aventureiros a Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro parque de diversão. Fora todas as trilhas e cenários paradisíacos, é possível fazer muitas outras atividades. Entre as mais comuns e mais fáceis estão a pedalada pela região, o bóia cross e a Tirolesa na Fazenda São Bento.

Já para quem quer mais adrenalina, também é possível praticar rafting, rapel, e até balonismo. Isso mesmo. Dá para voar de balão em plena Chapada dos Veadeiros. A agência Experimente Brasília tem alguns voos já programados para épocas certas. Mas também é possível fechar voo para grupos. Infelizmente, por azar no tempo, o vento estava muito forte durante o período que ficamos lá, não conseguimos voar. Mas deve ser uma experiência incrível. Quem puder e tiver a chance, não perca!

Balonismo - Foto Experimente Brasília
Balonismo – Foto Experimente Brasília
Balonismo - Foto Experimente Brasília
Balonismo – Foto Experimente Brasília

5º Misticismo e espiritualidade:

Enfim a mística! Afinal, Alto Paraíso é conhecida como a capital do misticismo no Brasil. Mas o que é misticismo? Esse termo é muito plural, ainda mais quando falamos de Chapada dos Veadeiros. Logo, segundo algumas explicações, a áurea mística da Chapada, vem do fato de que a região é cortada pelo paralelo 14 (o mesmo de Macchu Picchu, ou seja, uma região de natureza exuberante e montanhosa). E também por estar situada em cima de uma das maiores placas de cristais de quartzo do mundo, o que tornaria a região brilhante se vista do espaço e atrairia uma energia cósmica.

Verdade ou não, o fato é que o misticismo se apoderou de todas as formas na região. Tudo pode ser místico, esotérico e holístico na Chapada dos Veadeiros. Basta que haja uma quebra com a cultura ocidental. A exigência mínima é se relacionar com a natureza de forma saudável, respeitar a todos e buscar uma sociedade mais igualitária. E isso não é só marketing não. Quem já visitou a Chapada, sabe que realmente o clima zen e o ambiente de cooperação são muito visíveis.

Portanto, não é à toa que nas últimas décadas, várias comunidades alternativas, seitas e religiões desembarcaram na região. Inclusive comunidades internacionais, como os seguidores de Osho, e a mais recente, o Novo Portal da Chapada. Uma fazenda comprada pelo badalado guru brasileiro Sri Prem Baba e transformada em um santuário espiritual.

E é nesse cenário que surge o Paraíso dos Pândavas Yoga Resort. É isso mesmo que você leu, Resort de Yoga. Acho que é o único do Brasil com uma proposta tão diferente assim. Através de retiros, o Paraíso dos Pândavas oferece aos seus hóspedes a oportunidade de um pouco de contato com a cultura milenar da yoga da devoção, o canto de mantras, técnicas de meditação, as deliciosas refeições da culinária natural e a filosofia Hare Krishna. Não sendo necessário nenhuma experiência previa em yoga ou meditação.

E para completar, tudo isso acontece em uma área de 400 hectares, localizada no meio do Cerrado preservado com mirantes, cachoeiras e uma piscina de água natural. Um verdadeiro santuário ecológico e espiritual em plena Chapada dos Veadeiros. Um verdadeiro paraíso para quem busca fugir do estresse, relaxar e experimentar uma profunda sensação de paz e bem-estar. A Lais teve que voltar um pouco antes e eu fiquei para desfrutar de mais uns dias nesse ambiente incrível de compartilhamento e harmonia. Mais do que recomendado para quem busca paz interior, contato direto com a natureza e consigo mesmo, simplesmente incrível (saiba mais).

Paraíso dos Pândavas
Paraíso dos Pândavas
PPiscina natural Paraíso dos Pândavas
PPiscina natural Paraíso dos Pândavas

Assim é a Chapada dos Veadeiros, um destino paradisíaco, exótico, místico, e que você tem que conhecer. Agora não tem mais desculpas, motivo é o que não falta. E para te facilitar a sua vida mais ainda,temos uma novidade para você!

Guia Online da Chapada dos Veadeiros

Depois de 3 viagens para esse paraíso, muita pesquisa e várias parcerias com pessoas que moram e trabalham na região, juntamos todas as informações necessárias para quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros em uma guia online com mais de 70 páginas de informações completas e atualizadas.

Todo o conteúdo foi organizado de forma lógica e clara. O guia tem informações práticas sobre as cidades, mais de 30 atrativos naturais com links para a rota no Google Maps, 12 roteiros prontos, mapas, planejamento, tabela de custos, dicas de segurança e muito mais. Um conteúdo inédito, preparado especialmente para quem quer ir à Chapada dos Veadeiros, mas não sabe por onde começar.

E sabe o que é melhor? Quem comprar o guia ainda ganha uma consultoria grátis com a gente para ajudar a planejar e montar o melhor roteiro para a sua viagem. Agora ficou fácil conhecer a Chapada dos Veadeiros.

Então não perca tempo e aproveite a nossa promoção de lançamento. O Guia Online da Chapada dos Veadeiros está saindo somente a R$25,00. E nós ainda garantimos 100% de satisfação na compra do guia. Caso dentro de 15 dias após a compra do guia você ache que não valeu o investimento, nós devolvemos o seu dinheiro sem questionamentos e sem ressentimentos. 

Eu Quero o Guia

 

Se você se sentiu inspirado com esse post, ajude mais gente a saber os motivos para conhecer a Chapada. Não deixe de compartilhar esse artigo e nos seguir no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais para dar!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

Comments are closed.